Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Dia ''D'' contra raiva pretende imunizar cerca de mil animais

Cerca de mil animais deverão ser vacinados durante todo o dia de hoje (07-02), Dia “D”de Vacinação Anti-ábica. De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Caroline Sena, foram disponibilizados nos quatro pontos fixos de vacinação – nas quatros regionais – 1.200 doses de vacina.


A estudante Thais Larissa Campos Neves, de oito anos, acordou bem cedo para vacinar o seu cãozinho “Foguinho”. Ela estava na companhia da sua mãe, Rubia Mara de Arruda Campos, de 23 anos, que destacou o trabalho da equipe de vacinação. “Não deve ser nada fácil ficar aqui o dia todo aguardando as pessoas com seus animais”, disse a jovem.

Conforme Caroline, o fato de já ter ocorrido uma campanha maciça em dezembro, onde a Secretaria de Saúde de Cuiabá conseguiu vacinar 60% do público alvo preconizado pelo Ministério da Saúde, que equivale a 80% da população humana ou pouco mais 79 mil animais, dentre cães e gatos. “A nossa meta agora é vacinar os 20% restante”, destacou a coordenadora.

A agente ambiental Joanita Ferreira Francischetto explica, por outro lado, que a movimentação nos postos de vacinação é das pessoas que não conseguiram imunizar seus filhotes no período de férias. “Muita gente saiu para viajar, e só teve tempo para vacinar os seus bichos agora”, disse.

A coordenadora se impressionou com a conscientização de um casal de moradores do bairro Verdão. Os dois procuraram a equipe de vacinação instalada na Companhia do Corpo de Bombeiros para vacinar 11 animais – dez cães e um gato.

“Eles não tinham como trazer os bichos até aqui, então fui até lá, e notei que eles mantêm o calendário de vacinação dos animais em dia. E por ser um casa toda fechada, não há o risco de contato com outros bichos”, explicou Caroline, afirmando que este caso foi uma exceção, e que o trabalho feito de casa em casa é realizado de forma programada entre as equipes de médicos veterinários e a coordenadoria do CCZ.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet