Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Secretário de Segurança culpa usuários de drogas por abuso do tráfico no Rio

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, culpou usuários de drogas pelas ações violentas do tráfico na capital. Segundo ele, o forte armamento usado por criminosos em confrontos como os que vêm acontecendo na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, na Zona Sul, do Rio, é financiado por quem consome drogas.


“É quem consome que paga isso. E na Zona Sul se paga pela droga. E se paga bem por ela”, disse ele em entrevista à rádio CBN na manhã desta terça-feira (24). “Se a maioria dos cidadãos paga imposto, quer ordem e respeita a autoridade do estado, por que um grupo de 15 ou 20 pessoas vai aterrorizar 150 mil? Não é factível que essas pessoas causem pânico num mar de pessoas. É inaceitável”, completou Beltrame. 

Apesar das mortes, ele classificou de bom o balanço da ação policial de terça-feira, alegando que não houve vítimas inocentes entre os cinco mortos e 12 presos.

“O balanço foi muito bom, se pensarmos que a polícia deu uma pronta resposta e apresentou à sociedade o material preso e as pessoas que queriam invadir aquele local”, afirmou Beltrame, que disse também que ainda não há planos de ocupação e pacificação da Ladeira dos Tabajaras, como já acontece no Morro Dona Marta, em Botafogo, e na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste.

De acordo com o secretário, apesar de saber que criminosos planejavam a invasão no local, a polícia não teve como evitá-la. “Já evitamos muitas vezes isso, mas no Tabajaras não tínhamos informações totalmente compostas, de como vão vir, de onde. Não eram informações suficientes para se fazer um cerco”, explicou. 

“O Rio tem mil favelas e estamos começando. Temos que fazer uma política permanente, mas é preciso ficar claro que isso não vai terminar com a violência. Precisamos de policiais, recursos para fazer isso e hoje o Rio tem uma deficiência muito grande de efetivo. Preciso de policiais novos”, disse o secretário.

Na entrevista, ele chamou atenção também para a expansão das favelas na cidade. “O problema geográfico e a expansão desordenada, esses problemas, hoje estão caindo no nosso colo. A Ladeira dos Tabajaras já está para o lado de Botafogo”, ressaltou ele, ao falar da dificuldade de cerco na favela devido a seus vários acessos.

“Eles entram, tomam aquele território e acham que é deles. Hoje é o Tabajaras, amanhã vai ser o quê? Esse pessoal age dessa forma porque vem agindo assim há muito tempo e vem dando certo. Nosso paradigma é agir mostrar o contrário disso.”

Segundo a polícia, desde o último sábado (21), criminosos da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, tentavam invadir a Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, também na Zona Sul.

Uma operação policial realizada na segunda (23) acabou com 5 pessoas mortas e 12 presas. O confronto entre traficantes e a polícia levou pânico a moradores de cinco bairros da cidade: Copacabana, Botafogo, Lagoa, que dão acesso à favela, além de Humaitá e Jardim Botânico, onde houve alguns apartamentos atingidos por balas perdidas.

A operação continua nesta terça-feira (24), em busca de traficantes que possam estar escondidos na mata da região.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet