Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Operação Polícia Civil prende acusado de roubo de gados em Itanhangá

Uma operação da Polícia Civil de Tapurah (433 km a Médio-Norte) realizada nesta quinta-feira (05.02) levou para a prisão um fazendeiro investigado em crimes de furtos qualificado de gado, praticado na companhia de outras duas pessoas no município de Itanhangá, cerca de 70 km da cidade de Tapurah. O acusado é Afonso Sales Sperandio, 49, dono de uma fazenda em Itanhangá e arrendatários de outras propriedades para pastagem de gados. Ele foi preso por mandado de prisão preventiva, decretada após ele ameaçar seu comparsa.


O delegado Marcelo Martins Torhacs, informou que Afonso era investigado em dois inquéritos policiais, nos quais ficaram comprovados que ele praticou ao menos dois furtos de gado. Num deles, aproximadamente 23 (vinte e três) cabeças de gado da raça Nelore foram levadas. Desse furto, a polícia conseguiu recuperar 12 cabeças já na posse de terceiro e que estavam preparava para o abate, num matadouro de um supermercado da região.

Em outro caso, 90 cabeças de gado roubadas foram recuperadas e devolvidas ao proprietário. Ao todo, a operação possibilitou reparar um prejuízo superior a R$ 110 mil às vitimas. Conforme o delegado, Afonso negava a prática dos crimes e tentava tumultuar as investigações, querendo fazer crer que não teria furtado o gado. Num dos furtos, ele disse ter "comprado de uma das vítimas e que iria pagá-la, mas a polícia foi avisada antes", e que no outro fala que teria comprado do vaqueiro da fazenda. “A versão dele não encontra amparo nos demais elementos de provas reunidos”, frisa o delegado Marcelo Martins.

As investigações descobriram que o acusado e seu filho, buscando ocultar a marcação original dos bovinos utilizavam à aposição da marca "W", dentro de um círculo, sobre as marcas originais. Apesar disso, em vários animais, foi possível constatar vestígios das marcações originais dos donos como "JC" e "RT" sob as marcas produzidas pelos investigados. Em alguns casos, devido à marca circular criada por Afonso, o couro do animal se soltava por causa do calor, ficando no local feridas, as quais originavam bicheiras.

O comparsa do fazendeiro, Jenival Belarmino dos Santos, localizado pelos investigadores da delegacia, confessou a prática do crime e revelou vários detalhes. Ele vinha sendo ameaçado por Afonso. Conforme Jenival, o furtos eram realizados por Afonso Sales Sperandio e seu filho Wagner Ricken Sperandio, e com ajuda dele (Jenival).

Para o delegado, a prisão do investigado é uma vitória para a comunidade de Itanhangá. “Ainda que seja solto em alguns dias, demonstra que ninguém, está acima da lei", disse Marcelo Martins Torhacs. "Além disso, tratando-se a prisão de uma medida cautelar, mesmo que revogada, poderá ser novamente decretada, bastando que estejam presentes seus requisitos legais", acrescentou.

O crime de furto qualificado tem pena de reclusão de 02 a 08 anos, se condenado, poderá pegar pena muito acima do mínimo legal, levando em consideração que foram dois crimes de furto, cujas penas serão somadas.

A operação contou com várias diligências realizadas pelos investigadores de polícia de Tapurah em Itanhangá e levou o nome de “Rei do Gado”.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet