Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Culto em homenagem a Cançado Trindade será nesta sexta

A Associação Nacional de Magistradas (ANM) e a International Association of Women Judges seccional Brasil, com apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, realizam nesta sexta-feira (06/02), um culto ecumênico de ação de graças em homenagem ao professor Ph.D e jurista brasileiro Antônio Augusto Cançado Trindade, eleito para atuar na Corte Internacional de Haia, na Holanda. A celebração terá início às 19h na Igreja do Rosário – São Benedito, em Cuiabá e é organizada pela presidente da ANM, desembargadora Shelma Lombardi de Kato. No mesmo dia, na Holanda o magistrado será empossado como membro do principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas (ONU) e cuja atribuição é julgar os crimes cometidos contra a humanidade.


O TJMT foi precursor da inovadora proposta para apoiar a candidatura de Cançado Trindade, organizada pela Associação Nacional de Magistradas. A desembargadora Shelma Lombardi de Kato desenvolveu uma campanha maciça de adesão, pelo fato do magistrado ter uma vida dedicada à causa do Brasil e dos Direitos Humanos. O Tribunal de Justiça, por iniciativa da desembargadora, liderou no país o movimento internacional de defesa da candidatura disponibilizando manifesto para coleta de adesão no Portal do Poder Judiciário Estadual. No total, 212 instituições e 2.597 pessoas assinaram o documento eletrônico.

Cançado Trindade foi presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos por duas vezes e possui larga experiência em julgamentos de casos de violações graves aos direitos humanos, em situações envolvendo massacres e crimes de tortura ocorridos em todo o mundo. Atua como professor titular da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Rio Branco; é autor de vasta obra no campo do Direito Internacional e dos Direitos Humanos, publicadas em mais de 40 países. Como professor, atuou em diversas universidades dos continentes americano e europeu na condição de docente visitante.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet