Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Movimentos comunitários são inteirados dos benefícios do Vale Água

O Vale Água, projeto originário na administração Wilson Santos, tem enfoque direto na preservação ambiental, minimizando a carga poluidora dos rios, com reciclagem de expressivo percentual do lixo coletado na Capital. Esse projeto, que vem sendo operacionalizado pela Sanecap – Companhia de Saneamento da Capital, “implica ainda em acréscimo do orçamento familiar”, explica a presidente da empresa, Eliana Rondon.


Ela informou que o Vale Água já foi inclusive apresentado à UCAM – União Coxipoense de Associações de Moradores e à UCAMB – União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairro, na semana passada. “A idéia é para que as lideranças comunitárias da Capital se interem dos detalhes desse projeto”.

A iniciativa de mostrar o ‘Vale Água’ aos núcleos comunitários da Capital tem por propósito realizar uma radiografia das cooperativas de reciclagens existentes em Cuiabá, cujo resultado final será apresentado em reunião futura com o Ministério Público e outras entidades, numa parceria da Prefeitura, por meio da Sanecap e a Cempre – Compromisso Empresarial para a Reciclagem, acrescentou a engenheira.

Rondon salienta que a construção de um modelo de trabalho na ‘Lagoa Encantada’, ETE do CPA III, ‘tem ainda a finalidade de não haver exclusão social’, sendo essa uma outra meta do trabalho idealizado e atualmente operacionalizado pela Companhia.

O empresário Antônio Carlos Cabral Amaral, da Cempre, fez uma apresentação técnica do trabalho que a empresa realiza. Ele exibiu aos participantes das comunidades todo o material didático-pedagógico utilizado no Brasil e exterior (relações humanas, limpeza pública, saúde pública, trabalhando o trânsito, reciclagem e cooperativas). “Queremos que o lixo não vá para os lixões”, informou Cabral.

A CEMPRE existe há 16 anos – www.cempre.org.br – e atua na Tailândia, China, Rússia, Porto Rico, Colômbia, México e Brasil. Há três anos iniciou um projeto piloto sobre o “Vale Luz”, em Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet