Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Captações de água e ETEs serão sinalizadas com placas de proteção

Para garantir maior segurança à população que trafega nas proximidades dos locais onde estão instalados equipamentos das captações de água e das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) está implantando, nestes locais, placas de sinalização indicando a presença de perigo.


A iniciativa, segundo a presidente da Sanecap, Eliana Rondon, está de acordo com a Portaria 3214 de 08/06/78 das NR-10 e NR-26 (Normas Regulamentadoras), que estabelecem as sinalizações de segurança nas instalações e serviços em eletricidade. “É importante esses cuidados, pois garante a segurança de quem passa pelo local e nem imagina a dimensão do perigo”.

Conforme explica o técnico em Segurança do Trabalho da Sanecap, Elias Araújo, os equipamentos são de alta potência elétrica, o que oferece grandes riscos para quem circula nas proximidades. Araújo cita, como exemplo, as balsas que são colocadas nos rios para apoiarem as bombas das captações de água, que acabam sendo energizadas pela carga elétrica dos motores.

“O número de pescadores, banhistas e até crianças onde estão as balsas das captadoras é muito grande. Muitos não têm conhecimento do perigo que estão correndo, daí a importância da sinalização”, observa Araújo.

Segundo ele, as cercas de proteção que isolam as ETEs são retiradas pelos próprios moradores. “Em muitos casos as pessoas retiram a cerca para o terreno servir de atalho para determinado lugar, ou até mesmo como furto”.

As placas serão colocadas nas balsas de captação de água bruta do Tijucal, Porto e Ribeirão do Lipa e, ainda, nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) do Tijucal, Lagoa Encantada, Três Barras, Jardim Universitário, Vila Real, Morada do Ouro, São Carlos e Santa Inês.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet