Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Siminina abrirá inscrições entre 9 e 13 de fevereiro

O Programa Siminina abrirá inscrições para preenchimento das 1,6 mil vagas entre os dias 9 e 13 de fevereiro, das 14h às 18h. São 100 vagas, 50 por período, nas 16 unidades distribuídas nas quatro regionais de Cuiabá. Os pais precisam estar atentos ao cadastramento, mesmo das crianças que já participaram no ano passado. É preciso levar os seguintes documentos: atestado de escolaridade, que é oferecido gratuitamente nas escolas; fotocópias da certidão de nascimento da menina - com idades entre sete e 14 anos - e do comprovante de residência. As atividades serão retomadas no dia 16 de fevereiro.


A coordenadora Laiza Luz explica nesse período, a manhã será destinada à capacitação dos 50 monitores em diferentes temas. Como em geral, todo início de ano há renovação da equipe, é importante promover o entrosamento e socialização das informações básicas a respeito não só do Siminina, mas de todos os programas e projetos da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh). "Como esses profissionais ficam no bairro e têm o contato diário com as famílias das crianças, podem desenvolver um papel importante de agente transformador ao levar subsídios da secretaria e da própria prefeitura".
Os temas abordados compreendem pedofilia; funcionamento e cadastro ao Bolsa Família; como identificar os sinais de maus-tratos, a partir de palestra com um pediatra; igualdade racial; elaboração de projetos; conhecimento sobre a organização do Siminina e da Smadh. A proposta é orientar os monitores para ter maior percepção diante da cada menina, porque assim poderão trabalhar as habilidades dela de maneira diferenciada e atendendo às necessidades individuais e do grupo. A capacitação ocorrerá das 8h às 12h, no auditório da secretaria.

Programa - Oferece no contraturno à escola, atividades como apoio pedagógico na realização de tarefas escolares, palestras orientativas, aulas de teatro, dança, coral, flauta, atividades lúdicas e de lazer. Nos últimos dois anos, não registrou nenhum caso de gravidez entre as adolescentes. Também tem obtido ótimos índices de aprovação escolar, em 2007, o índice de aproveitamento foi de 98,5%.

Unidades – Na Região Sul, há ações nos bairros Pedra 90, Jardim Presidente II, Parque Residencial Coxipó, Tijucal, Jardim Fortaleza e Chácara dos Pinheiros. Na Leste, está presente nos bairros Jardim Leblon e Bela Vista. Na região Norte, o projeto atende a cinco bairros: Tancredo Neves, Três Barras, 1º de Março, Jardim Vitória e Três Poderes. E, na Oeste, são beneficiados os bairros Novo Colorado, Altos da Boa Vista e Santa Isabel.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet