Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Delegacia de Homicídios mantém índices de mais de 80% de elucidação de crimes

A Polícia Judiciária Civil vem mantendo os índices de esclarecimentos de homicídios ocorridos na Grande Cuiabá. Mais uma vez a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) fechou o ano com números positivos de elucidação de homicídios dolosos (com intenção) ocorridos. Do total de 322 crimes ocorridos em 2008 na Capital e em Várzea Grande, 81,37% dos casos foram resolvidos. Isso significa que 262 mortes foram solucionadas com identificação e pedido de prisão do autor. Outros 60 casos continuam sendo investigados para chegar à autoria e punição do criminoso.


Dos 203 crimes ocorridos em Cuiabá, 174 tiveram autoria identificada, com 86% dos casos. Em Várzea Grande, dos 119 homicídios, a taxa de esclarecimento chegou a 74%, com a identificação de 88 criminosos.

Os números de inquéritos relatados – aqueles com autoria definida - encaminhados ao Poder Judiciário são ainda mais expressivos, comparados ao ano anterior. Em 2008, a DHPP concluiu 260 inquéritos de crimes, com pedido de prisão preventiva. No mesmo período de 2007 foram 157 inquéritos concluídos. Também foram presos 140 autores de homicídios, sendo 33 em flagrante e 16 menores infratores. A delegacia representou por 267 prisões de criminosos identificados.

O delegado titular da DHPP, Márcio Pieroni, explica que a delegacia trabalha com técnicas aprofundadas de investigação, que permitem desvendar crimes e colocar criminosos na cadeia com maior celeridade. “Até montar um inquérito demora, porque temos que ouvir pessoas e juntar provas para pedir prisões, mesmo assim continuamos mantendo bons índices”, salienta.

Para reforçar as investigações com junção de provas nos inquérito a delegacia deve, neste ano, receber novas estruturas como a instalação de uma sala de interrogatório equipada com câmeras de vídeos, além da mudança de prédio. A Delegacia de Homicídios conta com 53 policiais, sendo 6 delegados e é responsável por investigações de homicídios em Cuiabá e Várzea Grande.

O diretor geral da Polícia Civil, José Lindomar Costa, reafirmou o plano de expansão operacional e reestruturação física da DHPP. “Nosso objetivo é ampliar e melhorar ainda mais o conjunto investigatório”.

PARCERIAS – Polícia Judiciária Civil está buscando fortalecer parcerias com o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Militar, no combate aos crimes que demandam uma atenção diferenciada por parte da força policial. O objetivo é dar mais dar mais agilidade às investigações e diminuir a sensação de impunidade dos criminosos.

Na sexta-feira (30) passada, mais uma reunião entre a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e o Comando Regional II da Polícia Militar foi realizada com intuito de definir estratégias para frear a evolução dos homicídios em Várzea Grande e chegar com maior rapidez a identificação dos autores de crimes já ocorridos. Nesta segunda-feira (02.02), o encontro acontece com promotores e juizes de Várzea Grande.

A atuação conjunta da Polícia Civil com a Militar objetiva desvendar os crimes com maior rapidez e dar uma resposta à sociedade, principalmente as famílias vítimas. Com troca de informações as duas polícias vão colocar em prática um plano estratégico de combate aos crimes nas áreas onde o tráfico de drogas resiste.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet