Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Entidades entregam abaixo assinado pedindo manutenção no preço da tarifa em Cuiabá

Várias entidades, articuladas pelo Fórum de Discussão do Transporte, entregam hoje ( 24 ) ) um abaixo-assinado ao juiz Márcio Aparecido Guedes, da 2ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, pedindo a manutenção da tarifa do transporte (R$ 2,05).

O documento é assinado por várias entidades e tem o objetivo de sensibilizar o magistrado a manter a decisão dada em dezembro do ano passado pelo juiz substituto José Zuquim, que impediu a elevação do preço até que a prefeitura de Cuiabá apresentasse dados convincentes.

Junto ao abaixo-assinado as entidades vão entregar a Márcio Aparecido um relatório feito pelo Instituto de Defesa do Consumidor (IDC) que aponta vários erros na nova planilha da prefeitura (de R$ 2,42). O Instituto identificou que a administração municipal apresentou um número de passageiros mensal 1,2 milhão menor do que o utilizado em 2005. Outro erro grave: a prefeitura computa na planilha o custo com o passe livre, desrespeitando lei municipal.

Essa mesma planilha da prefeitura já foi impugnada pelo Ministério Público Estadual por apresentar números sem comprovações e não mencionar o segundo faturamento dos empresários do transporte, com a venda de publicidade nas traseiras dos ônibus e pontos de embarque desembarque. “Acreditamos que o juiz Márcio Aparecido Guedes vai levar em conta o pronunciamento do Ministério Público e os erros da planilha que o IDC descobriu. O abaixo-assinado vem só fortalecer o clamor da sociedade por um transporte justo, de boa qualidade e que não seja superfaturado”, disse João Batista Benevides, presidente do IDC e integrante do Fórum de Discussão do Transporte.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet