Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Neurilan anuncia aquisição de veiculos para Nortelândia

Dando prosseguimento à maratona de visitas aos assentamentos e propriedades rurais do município de Nortelândia, iniciado neste sábado (31), pelo prefeito de Nortelândia e sua equipe de secretários e técnicos, apresentando um plano de ação visando atender as pequenas propriedades rurais de forma coordenada, viabilizando economicamente os assentamentos.


O prefeito está percorrendo a zona rural para conclamar os pequenos proprietários a se organizarem através de uma cooperativa, e que haja uma parceria entre o poder público e os proprietários rurais, aproveitando ainda para prestar contas de como assumiu a administração e quais foram as primeira medidas tomadas para superar as dificuldades que virão pela frente, em razão das dividas herdadas de administrações anteriores.

Para avançar, segundo o prefeito, será necessário um esforço concentrado da sociedade em conjunto com a administração pública, viabilizando um projeto de desenvolvimento econômico para o município, que garanta a geração de emprego e renda.

A idéia de implantar uma cooperativa de produtores foi bem recebida pelos assentados do PA São Francisco, onde vivem 70 famílias, diante da informação de que ela será a responsável por administrar as patrulhas mecanizadas e máquinas do município, bem como coordenador todo processo de produção de comercialização.

Rosinei Pinheiro da Cunha, 45, proprietário de um lote com 32 alqueires, desenvolve várias atividades na sua propriedade, como o plantio de 140 mil pés de abacaxi, criação de carneiro, galinha, porco e a produção de leite. Ele disse que a idéia apresentada trará benefícios para os produtores, que de forma organizada terão melhores preços e resultados mais positivos de sua produção.

Francisco Oliveira Pedrosa, Tito, presidente da Associação dos Produtores do São Francisco, também aplaudiu a iniciativa apresentada pelo prefeito, como alternativa para obter melhor rendimento das propriedades. “ A saída é funcionarmos de forma cooperada, irá melhorar para todos nós, teremos mais tempo para cuidar de nossa propriedade. Eu vou entrar na cooperativa, por que acredito que assim poderemos nos desenvolver mais” disse ele.

O prefeito anunciou a aquisição nos próximos meses de um caminhão graneleiro e um carro de apoio, para atender o mini-laticinio construído no assentamento, os recursos do governo federal são da ordem de R$ 320 mil reais, e conheceram ainda a maquete do Centro de Treinamento Capacitação e Difusão de Tecnologia, que será construído para oferecer cursos de capacitação e treinamento de produtores. O município vai disponibilizar em breve veterinário e engenheiro agrônomo para atender as propriedades e pretende ainda colocar um técnico agrícola em cada assentamento.

“Vamos planejar, projetar e dar assistência técnica a todos, para isso estamos começando a elaborar nosso plano de ação com o intuito de dar sustentabilidade econômica nas propriedades, diversificando inclusive a produção em cada um delas” esclareceu o prefeito.

Já no Nossa Terra Nossa Gente, com 50 famílias, o prefeito anunciou que estará enviando a câmara municipal, nos próximos dias, um projeto de lei autorizando o executivo a elaborar projetos para obter financiamentos junto ao PRONAF. Assim que o projeto for aprovado, irá buscar credenciar o município junto ao conselho estadual. Essa iniciativa se deve ao fato de as empresas que elaboram os projetos e recebem para dar assistência não estão cumprindo sua finalidade, abandonando os produtores, que sem assistência técnica acabam obtendo prejuízo. “As empresas recebem, mas não dão assistência e acaba sobrando para o município, resolvemos criar um fundo e pretendemos elaborar os projetos e dar a assistência devida” explicou o prefeito.

Do encontro participaram o vice-prefeito Antônio Meira, o presidente da câmara, vereador Aníbal de Oliveira, o líder do prefeito no legislativo Luís Fernandes, os secretários de administração e desenvolvimento econômico e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Edival Adércio Perovano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet