Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Vale Água tem objetivo de despertar população para a questão ambiental, diz Eliana Rondon

Durante reunião com líderes comunitários de Cuiabá, realizada no início da noite de ontem (30), a presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), engenheira Eliana Rondon, esclareceu dúvidas sobre o projeto Vale Água, que será implantado na capital no mês de julho. A reunião se dividiu em dois momentos. Primeiro, com os presidentes das Associações de Moradores da Regional Sul, na Sede da própria regional, e, posteriormente, na Casa do Comunitário, sede da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (UCAMB).


Conforme a presidente da Sanecap, um dos principais objetivos do projeto Vale Água é despertar a população para a questão ambiental. "Essa visão de reaproveitamento e reciclagem precisa estar dentro da nossa casa e de nossa empresa, pois se continuarmos com a cultura do desperdício, em breve a cidade se transformará num caos".

A participação dos líderes comunitários, segundo Eliana Rondon, é de extrema importância para que o projeto se fortaleça, pois são eles que farão o intermédio entre a população e a Sanecap. "Sabemos que nas comunidades existem muitas cooperativas que já fazem o aproveitamento das latinhas de alumínio e de garrafas PET, por isso queremos unir esforços e adequar o que já temos à realidade da nossa cidade, no entanto, precisamos da colaboração de todos os presidentes de bairros".

O primeiro passo, conforme a presidente da Sanecap, é que os líderes comunitários façam um estudo para saber quais bairros já trabalham com a coleta seletiva, e então, fazer um relatório com todos esses dados para que possam apresentar ao Ministério Público no dia 12 de fevereiro.

"A partir do momento que o projeto começar a funcionar, a Sanecap terá dois ganhos imediatos, que serão as reduções com a inadimplência na conta de água e com as gambiarras, pois estes itens são exigidos para que o cidadão possa participar do projeto", observou Rondon.

Vale Água - o projeto será implantado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Sanecap, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre). Começará com a coleta de garrafas PET e latinhas de alumínio, mas ao longo da implantação serão incorporados outros materiais.

- o projeto será implantado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Sanecap, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre). Começará com a coleta de garrafas PET e latinhas de alumínio, mas ao longo da implantação serão incorporados outros materiais.
Inicialmente, será fixado um ponto de coleta na Estação de Tratamento de Esgoto (lagoa encantada), no bairro CPA III. Futuramente será descentralizado para pontos estratégicos da cidade, locais de fácil acesso à população. Os moradores deverão ir até um dos pontos de coleta, onde terá uma balança para pesar os materiais e trocá-los por um cartão com bônus, que poderá ser abatido na conta de água.

A reunião na sede da Regional Sul contou com a presença do secretário de Comunicação, Maurélio Menezes, secretário adjunto de Governo, Moisés Dias, e ainda, a gerente da Regional Sul, Tânia Matos, coordenador de lideranças comunitárias da Sanecap, João Lira o presidente da União Coxipoense das Associações de Moradores de Bairros (Ucam), Valmir Cardoso, e o presidente da Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab), Valter Arruda.

Já na reunião na Ucamb, participaram o presidente da Ucamb, Édio Martins, presidente da Femab, Walter Arruda, presidente do Sindicato dos Transportes Alternativos de Cuiabá, João Pedro, coordenador de Lideranças Comunitárias da Sanecap, João Lira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet