Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Copa 2014

Fifa deixa Fortaleza e encerra vistoria por 2014

A Comitiva da Fifa realizou neste sábado sua visita a Fortaleza-CE, a última das 17 cidades brasileiras a serem inspecionadas por terem se candidatado à sub-sede da Copa 2014. Do Ceará, o colegiado seguiu para Zurique, na Suíça, onde inicia a produção de um relatório técnico com as principais informações sobre os equipamentos públicos das capitais.


Os trabalhos dos três representantes da Federação, do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, e dos quatro membros do Comitê Organizacional do Mundial começaram com dez minutos de atraso, em uma reunião a portas fechadas na Residência Oficial do governador Cid Gomes (PSB), às 10h10 (horário local).

A atividade teve como pauta a apresentação do projeto de reforma do Estádio Castelão e estava prevista para durar 20 minutos. Contudo, foram uma hora e 15 minutos de debates com Cid, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), o senador Inácio Arruda (PCdoB), o secretário de Esportes, Ferruccio Feitosa, e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB).

Ricardo Teixeira, a exemplo do que aconteceu nas demais localidades, não participou. "A Fifa tem uma série de exigências e é muito rigorosa em detalhes, mas sou de natureza otimista e acho que reunimos boas condições", disse o governador.

Sobrevôo e Aeroporto

Em seguida, os membros da Fifa sobrevoaram de helicóptero os principais pontos da Capital durante 40 minutos, dez a mais do que o empregado nas outras 16 cidades. O intuito era observar do alto onde os projetos da Prefeitura e do Governo no tocante à segurança pública, trânsito e saúde serão instalados, caso a Cidade seja escolhida subsede.

Paralelo ao sobrevôo, Teixeira, o Comitê e o grupo de políticos seguiram para o Aeroporto Internacional Pinto Martins e se reuniram por cerca de meia hora com a Infraero para serem apresentados ao projeto de ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins.

A comitiva só conversou com a imprensa depois de concluir todas as atividades programadas. O presidente da CBF foi o único a responder questionamentos e rebateu especulações de favoritismo em relação a algumas candidatas. "Todas as 17 estão na mesma posição. Qualquer notícia fora disso não é verdadeira", afirmou Teixeira.

Ele pontuou que a maior lição a ser levada do Brasil pelos representantes da Fifa é a receptividade, e, no caso de Fortaleza, isso se soma à posição geográfica da cidade como ponto positivo.

A localização, conforme ele lembrou, beneficia a conexão com a Europa e também facilita a comunicação com os Estados Unidos, pois boa parte da fibra ótica do Nordeste passa pelo Ceará. "Cada cidade tem uma necessidade. Mas essa questão dos aeroportos é muito importante. Porém, temos que ver que precisamos fazer esses investimentos de qualquer maneira. A Copa só está os adiantando", acrescentou, lembrando que, após o mundial de 2006, a Alemanha teve um incremento de cerca de 25% no turismo.

Futebol volta à casa

Pela primeira vez, o membro da Fifa, Thierry Weil, se pronunciou sobre a passagem da Federação pelo Brasil. Ele classificou a recepção no Ceará como "calorosa", mas ponderou que o grupo de inspetores ainda tem um grande trabalho de avaliação pela frente até o anúncio oficial ser feito em 20 de março.

Toda a fala foi traduzida por um intérprete, mas, ao final, Thierry arriscou uma mensagem em português, após ouvir Cid dizer que a população deseja a Copa no Ceará. "Em 2014, o futebol estará na sua casa", afirmou ele, se referindo à fama do Brasil como o país do futebol.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet