Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Copa 2014

Em alerta, Salvador mostra soluções para problemas da Fonte Nova

O alarme tocou para Salvador. Literalmente. Durante o pronunciamento do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, nesta sexta-feira, no estádio do Pituaçu, o alarme de incêndio disparou fazendo um enorme barulho e obrigando o dirigente a interromper o discurso. 


O incidente foi resolvido cerca de três minutos depois e ocorreu por causa de um aquecimento de um equipamento em uma das salas do estádio.

- Começou a sair um pouco de fumaça e o alarme disparou. O que mostra que o sistema funciona e é muito moderno. Não chegou a ter incêndio, nada disso. só foi uma fumaça mesmo. O sistema central logo identificou a sala com problema e fomos lá resolver e desligar o alarme - explicou Paulo Maranhão, diretor de operações da Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia). 

O incidente não vai prejudicar a candidatura de Salvador. Abençoada pelo Senhor do Bonfim, a cidade deu a cartada final para tentar se garantir como uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014. Antes considerada barbada, a capital da Bahia passou a ser ameaçada por causa da decisão de reformar o estádio da Fonte Nova, interditado desde 2007 quando seis pessoas morreram após uma parte da arquibancada cair, e não, de construir um estádio novo como era previsto no início da candidatura. A mudança, segundo o Governo do Estado, surgiu após o grande apelo popular em torno do estádio após o acidente.

A mudança fez a cidade ter que explicar aos representantes da Fifa como vai solucionar alguns problemas críticos da Fonte Nova, como o acesso do público e das delegações ao estádio, que fica em uma área perto do centro histórico e é muito complicado em dias de grandes jogos. Para isso, o Governo do Estado anunciou a conclusão da primeira etapa das obras do metrô (Cajazeiras - Estação da Lapa). E também da Via Expressa Baía de Todos os Santos, que está prevista para 2010, e que melhoria o trânsito na região. O estacionamento é considerado bem pequeno. E as ladeiras em torno ao estádio também prejudicam o acesso a pé, principalmente para os idosos.

O projeto prevê uma nova Fonte Nova, toda reformada, com capacidade para 55.129 pessoas. Seriam instalados 47 camarotes com 1.330 assentos. A arquibancada seria reconstruída e coberta para proteger os torcedores. E ocorreria a ampliação dos vestiários, áreas de imprensa e de serviço (como bares e banheiros). 

O orçamento inicial da reforma da Fonte Nova é de R$ 231 milhões. A previsão é que as obras no estádio comecem em 2010, com conclusão em dezembro de 2012. O Governo do Estado anunciou isenção de ICMS na compra de materiais de construção utilizados nas obras. Se no papel a nova Fonte Nova é bonita e parece bem confortável e atualmente o que se vê é um estádio abandonado. Há muita sujeira, vidros quebrados, portões enferrujados e quebrados, e moradores de rua vivendo nas entradas da Fonte Nova. Um problema antigo, inclusive já relatado no ano passado pelo GLOBOESPORTE.COM. Segundo o guardador de carros, Marcos, que fica na rua Anfrísia Santiago, o estádio virou moradia para algumas famílias de sem tetos da cidade, que levaram até colchão para dormir por ali.

Comitiva recebe fitinhas do Senhor do Bonfim 
A comitiva da Fifa chegou a Salvador na noite de quinta-feira. E foi recebida pela banda mirim do Olodum, um projeto social formado por cerca de 300 crianças e adolescentes da Escola Olodum, que é responsável por fornecer educação complementar a moradores do Centro Histórico e bairros próximos da cidade. Os representantes da Fifa também receberam fitinhas do Senhor do Bonfim. Educado, o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, aceitou o convite de um dos músicos e ensaiou algumas batidas com o Olodum.

Ainda no Aeroporto Internacional de Salvador, a comitiva se reuniu com membros da Infraero. Os técnicos da Fifa viram como é o projeto de ampliação da segunda pista, obra que vai acontecer até 2010. E como o local vai se preparar para receber o aumento significativo de circulação de pessoas caso a cidade seja confirmada como sede. A comitiva também quis saber a capacidade de operação de vôos internacionais e domésticos, as facilidades de transporte da cidade e deslocamento para o centro da Salvador.

Fechando a quinta-feira, a comitiva foi recepcionada pelo governador Jaques Wagner no Palácio de Ondina, que teve até a presença do cantor Carlinhos Brown. Lá, eles provaram comidas típicas do estado como abará e acarajé. 

Nesta sexta-feira pela manhã, os três representantes da Fifa sobrevoaram a cidade de helicóptero. O principal ponto observado foi o acesso ao estádio da Fonte Nova. Depois, o grupo seguiu até o reformulado estádio de Pituaçu, onde foi feita a apresentação técnica do projeto de Salvador. A estimativa é que os investimentos do Governo do Estado e da iniciativa privada cheguem a R$ 1,5 bilhões em melhorias na cidade para a Copa do Mundo. Na coletiva de imprensa, o presidente Ricardo Teixeira mostrou bom-humor ao falar das chances de Salvador ser uma das cidades escolhidas.

- É de 1/17 avos a chance de a Bahia ser escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo (risos) - brincou.

Ricardo Teixeira descartou a possibilidade de Salvador sediar a partida entre Brasil e Peru, pelas Eliminatórias, que deve ser mesmo em Porto Alegre. Mas disse que acredita que a cidade pode ainda receber um jogo das eliminatórias da Copa de 2010.

De Salvador, a comitiva da Fifa seguiu para Recife. Ainda nesta sexta-feira, ela vai visitar Natal e depois se dirige para Fortaleza, onde passa a noite. A inspeção na cidade, a última do roteiro, acontece neste sábado.

O anúncio das 12 cidades escolhidas como sedes da Copa do Mundo de 2014 será feito pelo comitê executivo da Fifa, que se reúne nos dias 19 e 20 de março, na Suíça.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet