Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Economia

Barral defende agregação de valor e diversificação da pauta de exportações

Informações sobre 29 mercados compradores de produtos brasileiros e a agenda de reuniões bilaterais de comércio exterior e de missões empresariais estão reunidas na Agenda de Eventos Internacionais 2009 – ações coordenadas para comércio e investimentos, lançada hoje (10) na Confederação Nacional da Indústria (CNI).


O material, disponível na internet, foi elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em um momento em que há queda da demanda por produtos por conta da crise financeira internacional.

Para o secretário de Comércio Exterior do ministério, Welber Barral, os países em desenvolvimento são uma oportunidade para o Brasil porque mesmo em meio à crise devem apresentar crescimento, diferentemente das nações desenvolvidas. Barral acrescentou que é preciso diversificar e agregar valor às exportações brasileiras “para não ficarmos dependentes de poucos produtos em alguns mercados".

Segundo o secretário, o Brasil deve alcançar neste ano a meta do governo de participação de 1,25% nas exportações mundiais. A previsão era de chegar a esse objetivo somente em 2010, mas, de acordo com o secretário, o aumento da participação brasileira será possível porque as vendas externas de outros países estão caindo. “Devemos alcançar isso não porque crescemos muito, mas porque outros países crescem menos”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet