Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Rede de supermercado inicia nova turma do Programa de Qualificação do Aprendiz

Após um intenso processo seletivo, que contou com a análise de aproximadamente mil currículos, foram selecionados 65 adolescentes que integram a nova turma do Programa de Qualificação do Aprendiz (PQA) da rede de Supermercados Modelo, na Grande Cuiabá. Nesta edição o processo de qualificação profissional de aprendizado será desenvolvido pelo Serviço Nacional do Comércio (SENAC) e terá início hoje, 23.


Escolhido para integrar a equipe, o menor aprendiz Cristyan de Mello, de 17 anos, que será lotado no Modelo Coxipó foi só sorrisos após receber a notícia da conquista de seu primeiro emprego. “Espero adquirir todos os conhecimentos possíveis, fazer muitas amizades e começar, a partir de agora, a construir um futuro promissor. Afinal, este é o melhor caminho para conhecer o mercado de trabalho”, comemorou.

Almejar uma contratação ao longo ou ao término do programa, que tem a duração de 12 meses, é o sonho de grande parte dos menores aprendizes. Só que para alcançar essa meta empenho e dedicação do candidato são os principais critérios de seleção. Exemplo desse esforço é a ex-menor aprendiz, da turma de 2008, Thaíse Pereira, que foi contratada e hoje atua como auxiliar de Recursos Humanos na unidade do Cristo Rei.


"A minha história começou aqui onde aprendi uma profissão, que contou com a competência de profissionais capacitados que me deram credibilidade e confiança para exercer minha função. Agora atuo em uma área na qual pretendo seguir carreira e me profissionalizar ainda mais”, declarou Thaíse.

Para a formação da turma de 2009 o Modelo convidou jovens participantes dos projetos, com foco em adolescentes, que apóia no Programa de Responsabilidade Socioambiental, para se inscreverem no PQA. Dentre eles estão o Projeto Ciranda, Flauta Mágica, Associação Criança Feliz (ACRIFE), Instituto Mato-grossense Adventista de Apoio a Criança (ADRA) e Instituto Centro de Vida (ICV).


ESTRUTURA

O Programa de Qualificação do Aprendiz (PQA) conta com uma carga horária de 1.200 horas/aula. A parte teórica, de segunda à quarta-feira, e a prática, de quinta a sábado, na empresa. O jovem trabalhador participante do programa recebe formação técnico-profissional tais como: Serviços de Escritório e Aprendizagem Comercial em Vendas, Telemarketing, Informática, entre outros, devendo manter suas atividades de aprendizagem no ensino regular.

Segundo a responsável pelo Programa no Modelo, Roselina da Cruz, o PQA é uma excelente ferramenta de capacitação. “Já que os menores vêm para as lojas colocar em cena os aprendizados teóricos e práticos juntamente, assim formamos profissionais que superam as expectativas do mercado de trabalho”, ressaltou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet