Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Economia

Expectativa de inflação do boletim Focus converge para o centro da meta

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2009 deve fechar próximo a 4,60%, de acordo com o boletim Focus divulgado hoje (2) pelo Banco Central. O boletim resulta de pesquisa que o BC faz com analistas de instituições financeiras, todas as sextas-feiras, para sentir avaliação do mercado sobre os principais indicadores da economia.


Na pesquisa da última sexta-feira (30) os entrevistados baixaram a expectativa de IPCA da semana anterior, que era de 4,64%, para 4,60% e aos poucos se aproximam do centro da meta do Conselho Monetário Nacional (CMN) para inflação de 4,50% ao ano. Isso, apesar de leve repique das perspectivas de inflação para janeiro, que passou de 0,35% na pesquisa anterior para 0,38%, e no IPCA de fevereiro, que subiu de 0,50% para 0,53%.

Outro indicador de inflação no varejo, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP) aponta 4,50% desde a semana passada. Vale salientar, no entanto, que o IPC-Fipe se refere apenas ao custo de vida da capital paulista.

Único indicador de inflação que projeta reajustes acumulados mais altos, na faixa de 5%, é o que se refere a preços administrados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, educação, saúde, água, saneamento, transporte público e outros) que constituem cerca de 30% na composição do IPCA.

Os dois indicadores usados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) na expectativa de preços no atacado estão abaixo do centro da meta: o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) permaneceu em 4,49% e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) caiu de 4,41%, na pesquisa anterior, para 4,24%.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet