Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Novos veículos do Corpo de Bombeiros estão sendo trazidos para Cuiabá

As novas 11 viaturas operacionais adquiridas pelo Governo do Estado para o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM/MT) já estão a caminho de Cuiabá. O primeiro lote de cinco veículos de combate a incêndio e salvamento Auto Comando de Área saíram da empresa Mitrem, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul.


"Esta novas viaturas irão gerar diminuição no tempo resposta, já que estamos recebendo veículos completos e capacitados para dar o primeiro atendimento a uma ocorrência em casos incêndio e um atendimento completo no caso de salvamentos", explicou o coronel bombeiro Arilton Azevedo Ferreira, comandante do CBM/MT.

As viaturas serão entregues oficialmente ao Corpo de Bombeiros no próximo mês. Além dos 11 veículos, o Governo adquiriu ainda duas auto escadas Magirus de 57 metros (mecânica), com tecnologia internacional. Ao todo, o Governo do Estado está promovendo um investimento de R$ 13,.6 milhões para o Corpo de Bombeiros, uma das maiores aplicações feitas com recursos públicos para ampliar a capacidade operacional e de resposta da corporação.

Equipamentos de ponta - Na última semana, uma equipe do Governo coordenada pelo secretário executivo do Núcleo Sistêmico Segurança, Ronaldo Ibarra Papa, vistoriou os caminhões na empresa no Rio Grande do Sul. No mês de novembro do ano passado, as escadas foram vistoriadas na cidade alemã de Ulm. A vistoria é necessária para que a secretaria possa verificar se os equipamentos estão em conformidade com o que foi especificado em edital.

As escadas Magirus já estão sendo transportadas para o Brasil. Mato Grosso será o segundo estado brasileiro a adquirir escadas de porte como essas dotando a corporação de ferramentas mais modernas e adequadas às novas construções prediais. Hoje, apenas Fortaleza (CE) possui uma auto escada semelhante às que estão sendo compradas para o Corpo de Bombeiros do Estado.

As auto-escadas são dotadas de um cesto com elevador e capacidade para transportar até três pessoas, facilitando o resgate das vítimas. Cada escada dispõe de um canhão monitor manual para água que é utilizado para combater incêndio em alturas elevadas e um sistema de nivelamento onde o operador pode controlar a rotação sem deslocar a viatura.

A aquisição marcará a história da corporação que teve sua última viatura Auto Escada adquirida há 24 anos, quando os 37 metros de alcance do equipamento ainda satisfaziam às necessidades prediais da Capital e de Várzea Grande, cujos investimentos imobiliários verticais mudaram desde a década de 90.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, destacou o investimento como um incentivo importante para o trabalho do Corpo de Bombeiros e aos serviços que prestam à sociedade. “É tecnologia de ponta que Mato Grosso adquire para atender melhor a população e as necessidades que surgem. Estamos trazendo o que há de mais moderno no mundo em investimento para a Segurança Pública mato-grossense e nos adequando com mais qualidade”, observou Curado.

Somente de investimento nas escadas, o Governo do Estado aplicou mais de R$ 6 milhões e os equipamentos possuem um software que possibilita a sua estabilização automática, impedindo oscilações quando estiver na sua altura limite. Todos o projeto dos equipamentos e as especificações técnicas foram desenvolvidas levando em conta clima e o relevo de Mato Grosso.

Os veículos terão garantia de 10 anos, incluindo o treinamento dos bombeiros que irão operá-los. A garantia é válida contra defeitos de fabricação ou erro de projeto. Todas as despesas relativas à garantia, como deslocamento do veículo e outros, serão de responsabilidade da empresa contratada.

Auto Bombas e Auto Comandos - Os veículos vem dotados de equipamentos e materiais de combate à incêndio sendo um desencarcerador hidráulico, seis mangueiras de incêndio, duas escadas, sendo uma prolongável de 14 metros e uma de assalto de 4 metros, dois esguichos, três gadanhos e duas lonas.Os caminhões também estão munidos de equipamentos de sapa (duas enxadas, dois machados , duas pás, um pé de cabra), um croque com cabo, adaptador giratório duplo fêmea, dois extintores de incêndio - um de 6 quilos de CO2 e outro de 12 quilos de pó químico seco, duas lanternas portáteis, uma marreta de 5 quilos com cabo e dois mangotes de sucção.

Os novos equipamentos irão renovar a frota do CBM/MT tanto na Baixada Cuiabana como nas Unidades do interior que serão beneficiadas através do remanejamento das viaturas existentes para o combate a incêndio e salvamentos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet