Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Esportes

Argentino assume autoria do spray para árbitros, inventado no Brasil

Um produto inventado no Brasil acirra a rivalidade com a Argentina. Um jornalista argentino alega ter sido o inventor do spray usado por árbitros para fazer marcações no campo. O produto estreará oficialmente no futebol do país a partir de sexta, na primeira rodada do Torneio Clausura.


Pablo Silva, de 44 anos, assegura que a invenção é de sua autoria. Segundo ele, a idéia surgiu há oito anos, em uma partida com colegas.

- Perdíamos por 1 a 0 e tivemos uma boa chance para empatar em cobrança de falta aos 43 do segundo tempo, mas a barreira se adiantou e a bola bateu nela. Fui protestar e o árbitro me expulsou - disse Silva à agência Efe.

Torcedor torcedor do Argentinos Juniors, Silva patenteou imediatamente a invenção e no fim de 2007 apresentou o projeto ao presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona, que gostou da idéia.

A iniciativa foi testada na segunda divisão por seis meses e ganhou o apoio dos árbitros, cuja vida ficou mais fácil. Além disso, foi notado um aumento no número de gols de falta.

- Isso acontece não só aqui, vi mais de 1.500 vídeos de outros países e posso assegurar que o adiantamento da barreira é um vício de ordem mundial - afirmou Silva.

O mineiro Haine Allemagne, apontado como criador do produto, não se mostrou preocupado com a questão.

- Para um registro de patente ser concedido, é preciso atender a três critérios. O primeiro é a novidade. Toda a imprensa divulgou o produto quando eu lancei, inclusive o 'Clarin', de Buenos Aires. O segundo é ser algo criativo, inventivo ou extraordinário, e o terceiro exige que seja um produto possível de ser industrializado. disso, juridicamente nossa patente tem sua soberania. Está segura – declarou em entrevista ao jornal gaúcho "Zero Hora" em dezembro.

Independentemente de quem é seu inventor, a presença do spray no futebol de Brasil e Argentina pode ajudar o produto a se popularizar em todo o mundo. E a medida deve ganhar ainda mais força porque Grondona também é membro da Fifa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet