Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Reserva no Amazonas registra nascimento de 381 mil tartarugas

Na reserva amazonense de Abufari, desde que as tartarugas descem dos pequenos igapós para colocar seus ovos até o momento do nascimento dos filhotes, fiscais do Instituto Chico Mendes (ICMBio) acompanham dia e noite a trajetória dos animais. Nesta temporada de trabalho, que começou em julho do ano passado e termina neste mês, foram registrados 381 mil nascimentos de tartarugas – 49 mil a mais que os 332 mil verificados na temporada passada. 


A “maternidade” de tartarugas faz parte da operação Pró-Quelônios, que além de acompanhar o nascimento dos répteis também fiscaliza a caça. Em Abufari, desde julho já foram aplicados mais de R$ 1,5 milhão em multas e libertadas mais de 800 tartarugas.

“O último filhote saiu do ninho em três de dezembro. Desde então, o trabalho ficou voltado para a fiscalização nos rios, pois durante as festas de final de ano é que ocorrem a maior procura pelos quelônios, que é o uns dos pratos principais nas ceias do interior do Amazonas”, explica Fernando Weber, chefe da reserva de Abufari.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet