Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Atentado próximo a mesquita xiita mata 24 pessoas no Paquistão

Pelo menos 24 pessoas morreram e 50 ficaram feridas nesta quinta-feira (5) em um atentado registrado nos arredores de uma mesquita xiita em Dera Ghazi Khan, no leste do Paquistão, informou uma fonte dos serviços de resgate.


Segundo a fonte, citada pelo canal privado "Dawn", uma bomba explodiu na zona de Saddar, em Dera Ghazi Khan, situada na província paquistanesa do Punjab.

O ataque na cidade de Dera Ghazi Khan foi o mais recente no Paquistão, que enfrenta uma crescente onda de violência de militantes ligados à al-Qaeda e ao Talibã no noroeste do país.

O homem-bomba detonou os explosivos quando uma procissão religiosa xiita passava pela mesquita.

"A última contagem mostra que 24 estão mortos", disse à Reuters o chefe de polícia Chaudhry Maqsood Ahmed.

Mais cedo, Jawed Mehmood Bhatti, autoridade do distrito, disse que as vítimas incluíam quatro crianças e duas mulheres.

"De acordo com testemunhas, nada foi lançado do lado de fora. Parece que alguém estava aguardando para se explodir quando a procissão se aproximasse", disse Bhatti.

Testemunhas disseram que a explosão causou estragos na mesquita e em prédios vizinhos.

Este é o período anual em que muçulmanos xiitas celebram 40 dias de luto pelo Imã Hussein, neto do profeta Maomé, morto durante uma batalha pela cidade iraquiana de Kerbala, no século 7.

Religiosos xiitas participam de procissões nas ruas e batem em suas costas para lamentar a morte de Hussein. Radicais sunitas consideram tais rituais anti-islâmicos.

Os xiitas são cerca de 20% da população de 160 milhões de pessoas do Paquistão, de maioria sunita.

Os dois grupos convivem pacificamente, mas milhares de pessoas morreram em assassinatos e ataques a bomba de grupos militantes nas últimas duas décadas.

Uma onda de ataques a bomba e suicidas aumentaram preocupações sobre a estabilidade do país, que possui armas nucleares e que é aliado dos Estados Unidos na guerra contra militantes da al-Qaeda e do Talibã, entrincheirados na fronteira noroeste com o Afeganistão.
Nesta quinta-feira, seis soldados ficaram feridos quando uma bomba explodiu enquanto um comboio militar passava por uma estrada da região tribal de Mohmand, na fronteira afegã.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet