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Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Unger quer agilizar regularização fundiária e ambiental e construir vicinais na 163

O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, em reunião com prefeitos da área de influência da BR 163, garantiu que o governo federal vai agilizar a regularização fundiária e ambiental nos municípios do entorno da rodovia federal e formar parcerias com os municípios para construção de estradas vicinais.



"A intenção do governo federal é agilizar os processos de regularização das áreas de até 1,5 mil hectares, que eles consideram como módulos, porque são as mais críticas em termos sociais e de conflito", declarou o secretário de Infra-esrtutura de Mato Grosso, Vilceu Marchetti, que participou do encontro com Unger.

Na questão da construção de estradas vicinais, o governo de Mato Grosso se colocou à disposição da equipe de Unger e do Ministério dos Transportes para "fornecer informações da experiência dos consórios municipais rodoviários", que propiciou a construção de mais de 2 mil km de estradas na gestão Blairo Maggi, em regime de parcerias público privadas.

Marchetti ressaltou que a experiência é imoprtante para dar agilidade na construção das vicinais. Já o ministro ressaltou que a Amazônia precisa de estradas vicinais que se diferenciem das clandestinas e pregou a criação de uma rede de aviação regional para acabar com o isolamento.

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, que também participou do encontro do Unger e os prefeitos da área ed influência da 163, salienta que nenhum projeto dará certo na Amazônia se não houver a conclusão das duas rodovias federais e a construção de vicinais. 

As obras dessas BRs estão orçadas em R$ 2,2 bilhões. Pagot informou ainda que as obras da BR-163 devem ser concluídas até 2011. As obras para seis subtrechos devem ser contratadas no próximo mês e o cronograma deverá ser cumprido até o final de 2010. Segundo Pagot, ficará para 2011 um trecho de 300 quilômetros que passará por uma reserva indígena.

A BR-163 deverá contar com 45 estradas vicinais de aproximadamente 100 quilômetros cada uma. Na BR-230 levantamento inicial indica a necessidade de pavimentação de 30 trechos vicinais, de cerca de 150 quilômetros cada um.


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