Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Alunos do Senai-MT têm primeiro contato com mercado de trabalho

Cento e sessenta alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), com idade entre 16 e 24 anos, trocaram as salas de aula pelo ambiente de trabalho. Trata-se da etapa prática do curso Auxiliar Administrativo Industrial, da modalidade Aprendizagem Industrial Básica, iniciada nesta quarta-feira (18.03). O processo é parte obrigatória do curso e ocorrerá entre os meses de março e agosto, totalizando 400 horas de aulas práticas.


Para facilitar a adaptação na empresa, o Senai-MT promoveu, durante o período teórico do curso, o Projeto Integrador, que reúne todos os conteúdos abordados em uma simulação do ambiente de trabalho, por meio de representação teatral. “O teatro marca o final da etapa teórica e proporciona aos alunos a chance de iniciar uma mudança de comportamento, ganhando mais desenvoltura e perdendo a timidez”, afirma a gerente do Senai-Cuiabá, Silvânia Klein.

Segundo a coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação do Senai-Cuiabá, Rosângela Oliveira, a encenação do ambiente de trabalho é uma prática incentivada durante todo o curso. “Dentro das devidas proporções, a iniciativa aproxima o aluno da realidade de mercado”, afirma. Segundo ela, essa é uma das premissas do Projeto Integrador, que trabalha ainda conceitos de ética e comportamento, além de potencializar atitudes e promover o desenvolvimento interpessoal.

Na apresentação final, que ocorreu na última terça-feira, todos os estudantes da modalidade se reuniram para mostrar os trabalhos aos colegas. “Ser avaliado por mais de 100 pessoas faz o aluno perder o medo do público”, ressaltou a coordenadora. Foi o caso de Lucas Gouginho, 17 anos. “Ganhei mais confiança”, disse. Para Graicielly Santos, 17, a atividade contribuiu para enfrentar a timidez. “Agora estou preparada para começar na empresa”, salientou. Já Bárbara Franz, 17, valorizou a abordagem dos professores. “Somos tratados como profissionais mesmo na etapa teórica do curso”.



A coordenadora pedagógica relembrou que a atividade na empresa não é garantia de efetivação. “As empresas atendem à legislação que prevê a contratação do aprendiz, mas cabe ao aluno que recebeu a oportunidade mostrar seu potencial para manter o posto”. Os 160 alunos do curso - que é realizado gratuitamente no Senai-Cuiabá - começaram a parte prática em empresas de diversos setores. Outras informações pelo telefone (65) 3612-1741.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet