Imprimir

Notícias / Cidades

Detentos iniciam rebelião no presídio da Mata Grande

Da Redação - Isabela Mercuri

No início da tarde deste sábado (11), um grupo de reeducandos iniciou um motim na penitenciária Major Eldo de Sá, conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis (219km de Cuiabá).

Leia também:
Sete são presos e um foge em fechamento de bocas de fumo em Várzea Grande
 
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) ainda não sabe o que teria motivado a ação dos presos. No entanto, a ação foi controlada rapidamente pelos agentes penitenciários da unidade.
 
O princípio de motim aconteceu em dois raios da unidade prisional. Nenhum  agente ficou ferido. Equipes do Serviço de Operações Especiais (SOE) também se deslocaram até a penitenciária, e o setor de inteligência da Sesp já está apurando a motivação da ação dos presos.
 
Em dezembro de 2019, a foi autorizada pelo governo do estado uma reforma no presídio, com proibição de instalação de tomadas nas celas. Também tornou-se obrigatória a criação de uma Área de Segurança Penitenciária Estadual (Aspe) no entorno dos estabelecimentos penais de Mato Grosso para evitar fugas, arremessos de objetos, de materiais ilícitos e explosões, além do contato dos presos, por qualquer meio, com o exterior.

Atualização às 17h32: O princípio de motim aconteceu nos raios 1 e 3. Um recuperando, de nome Erick Matheus Alves, foi alvejado na nádega e encaminhado ao Pronto Atendimento. Nenhum recuperando foi morto. 
Imprimir