Imprimir

Notícias / Política MT

MP aponta 266 mortes por síndrome respiratória aguda grave em MT

Da Redação - Érika Oliveira

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso realizou um levantamento junto aos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais e apurou que 266 pessoas morreram por Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) no Estado, entre 28 de fevereiro e 27 de abril deste ano. O relatório indicou, ainda, a divergência entre o número de infectados e de óbitos por Covid-19.
 
Leia mais:   
Secretaria de Saúde é notificada sobre 11ª morte por Covid-19 em Mato Grosso
 
O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, ressalta que as informações relativas à pandemia da Covid-19 no Brasil e em Mato Grosso ainda não estão claras. Segundo ele, o Ministério Público vem buscando várias outras formas para embasar a sua atuação.
 
O levantamento foi feito pelo Centro de Apoio Operacional. Além do número de óbitos por SRAG obtido junto aos cartórios, o órgão auxiliar compilou dados sobre a evolução dos casos e óbitos pela referida síndrome e por Covid-19 junto à Central de Informações do Registro Civil – CRC Nacional, Fiocruz e o Boletim da Secretaria de Estado de Saúde.
 
Para o órgão, a causa mais provável da divergência seria o atraso nos resultados dos exames ou mesmo a falta de testes, o que prejudica o diagnóstico das mortes por Covid-19 nas certidões de óbito.
 
De acordo com o Boletim do Governo do Estado, até a tarde desta segunda-feira (27), foram notificados 823 casos de SRAG em todo o Mato Grosso. Destes, 256 testaram positivo para a Covid-19. Deste total, 11 pessoas morreram.
 
Os casos confirmados estão em Cuiabá (126), Rondonópolis (38), Sinop (19), Várzea Grande (12), São José dos Quatro Marcos (6), Primavera do Leste (6), Mirassol D’Oeste (6), Cáceres (6), Tangará da Serra (5), Barra do Garças (3), Rio Branco (2), Poconé (2), Aripuanã (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), União do Sul (1), Querência (1), Pontes e Lacerda (1), Pontal do Araguaia (1), Nova Mutum (1), Nova Monte Verde (1), Lucas do Rio Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Jaciara (1), Ipiranga do Norte (1), Conquista D’oeste (1), Confresa (1), Canarana (1), Campo Novo do Parecis (1), Alta Floresta (1) e residentes de outros Estados (7). 
Imprimir