Imprimir

Notícias / Cidades

Profissionais da Educação serão capacitados para identificar casos suspeitos de coronavírus

Da Redação - Wesley Santiago

Os profissionais da educação serão capacitados para identificar casos de síndrome gripal, com a provável retomada das aulas em Cuiabá, a partir do dia 10 de maio. A medida foi uma das anunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), na última segunda-feira (27), Após uma videoconferência com a participação de representantes do Ministério Público de Mato Grosso, e do secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, o gestor anunciou um plano estratégico para o reinício das aulas.

Leia mais:
Prefeitura crê que até junho momento de maior risco de infecção pelo coronavírus terá passado
 
As medidas preveem a  capacitação dos profissionais da educação para a identificação de casos de síndrome gripal, a  higienização das unidades escolares, antes e após a realização das atividades; a oferta de produtos para higienização das mãos, como água e sabão líquido e/ou álcool em gel; o uso obrigatório de máscaras pelos alunos e profissionais da educação e, a orientação à comunidade educacional por meio de cartazes fixados nas unidades, entre outros.
 
O prefeito Emanuel Pinheiro disse que o decreto define as  linhas gerais do Plano Estratégico, e que a equipe da Secretaria de Educação está detalhando as ações a fim de compatibilizar a volta das atividades presenciais nas unidades educacionais da rede publica municipal de Ensino com as medidas de prevenção de contágio pelo novo coronavírus.
 
“O plano de ação traz condições mínimas e será implementado se os números relacionados ao coronavírus continuem sob controle no Município. A nossa previsão é de que essa flexibilização aconteça a partir do dia 18, de forma gradual e escalonada, para os alunos de creches, Centros Educacional Infantil Cuiabano e os Centros Municipais de Educação Infantil. Iremos adotar as medidas que assegurem a saúde da população,  e a  prevenção e combate à pandemia de COVID-19”,  salientou o prefeito Emanuel Pinheiro.
 
De acordo com o plano,  o retorno das atividades presenciais está previsto para o dia 18 de maio, de forma gradativa e por etapas. Nesse dia, voltam os alunos de 0 a 3 anos e 11 meses e no dia 25 de maio os alunos de 4 e 5 anos.
 
“Para o retorno desses alunos será feito um escalonamento para alternar os dias em que os pais levarão seus filhos nas unidades. Essa alternância de dias será observada até o dia 10 de junho. Os pais serão comunicados pelas equipes gestoras”, explicou o secretário Alex Vieira Passos.
 
Os alunos do 6º ao 9º Ano e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltam no dia 01 de junho e no dia 08 de junho os alunos do  1º ao 5º ano, quando o executivo municipal espera já estar superado o momento de maior risco de infecção pelo vírus.
Imprimir