Imprimir

Notícias / Política MT

Janaina diz que financiamento teve 4 mil pedidos em dois dias e é contra ‘feriadão’: “Empresas não sobrevivem”

Da Redação - Isabela Mercuri / Da reportagem local - Max Aguiar

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) não ficou durante toda a reunião realizada no início da noite da última segunda-feira (22) no Palácio Paiaguás. Ao sair e conversar com a imprensa, ela afirmou que era contra a antecipação de feriados com fechamento do comércio, e que as empresas não iriam aguentar.

Leia também:
Presidente da AMM diz que prefeitos são contra "feriadão" e querem que governador proíba venda de bebida alcoólica
 
“Acho que esses auxílios agora tem caráter emergencial e precisam de uma atenção redobrada tanto por parte do governo quanto da Assembleia Legislativa. O auxílio que seria prestado para bares e restaurantes, em dois dias com o sistema funcionando, recebeu quatro mil inscrições. Caiu o sistema, ninguém mais conseguiu ter acesso. Isso mostra o desespero que está a população, e a gente sabe que o dinheiro que tem lá vai ser ineficiente. 150 reais para um cidadão individual e até R$ 10 mil para pequenas empresas é insuficiente”, declarou a parlamentar.
 
A emedebista afirmou ser contra tanto a antecipação de feriados quanto um ‘lockdown’. “Sou contra, e metade dos deputados é contra também. Sou contra lockdown nesse momento, acho que as empresas não sobrevivem a mais um lockdown. Mais dez dias para quem está mal das pernas, não resiste”, lamentou.
 
Janaina apresentou como alternativa que o Governo dê mais recursos às empresas, principalmente com a paralisação de obras estruturantes, e também se colocou a disposição para ceder suas emendas parlamentares. “Acredito que assim como eu vários deputados abririam mão de suas emendas parlamentares para atender nesse momento o social e as empresas e comércios que estão impactadas pelo decreto governamental”, finalizou.

Outro lado

A Desenvolve MT emitiu uma nota afirmando que o sistema já foi normalizado:


A Agência de Fomento de Mato Grosso – Desenvolve MT recebeu nos dias 15 e 16 de março, mais de 4 mil solicitações de pedidos de crédito emergencial do Programa Mais MT, das linhas destinadas ao Microempreendedor Individual (MEI), e empresas do segmento de bares, restaurantes e eventos. A grande demanda de solicitações ocasionou a sobrecarga no sistema impedindo novos cadastros. No entanto, a plataforma digital já está operando normalmente e novas solicitações podem ser feitas normalmente. 
Imprimir