Imprimir

Notícias / Política MT

Câmara Municipal realiza audiência para debater implantação de ambulatório para população trans no HMC

Da Redação - Marcos Salesse

Nesta quarta-feira (14), às 14h, a Câmara Municipal de Cuiabá será palco do debate sobre o Projeto Transexualizador, pautado pelo vereador Sargento Vidal (PROS). A proposta visa habilitar o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) junto ao Ministério de Saúde como ambulatório especializado para atendimento de pessoas trans e travestis. A audiência pública, contará ainda com a participação de lideranças de movimentos sociais, como Bruna Benevides, integrante da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA). 

Leia mais: 
Botelho aproveita visita de ministro para pedir construção de novo pronto-socorro em Várzea Grande

No último dia 29 de junho, Vidal apresentou na Casa de Leis, o Projeto de Lei que pode tornar Cuiabá a quinta capital brasileira a oferecer o tratamento adequado para pessoas trans e travestis. De acordo com o parlamentar, o serviço irá beneficiar não só as pessoas  LGBT+ de Mato Grosso, mas também de estados vizinhos, considerando a distância das demais cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Goiânia. 

Ainda segundo o vereador, a demanda por um ambulatório é uma luta antiga travada pelo movimento LGBT+ em várias regiões do país. Com a audiência, o parlamentar busca dialogar com diversos setores para compreender a realidade desta população e os caminhos possíveis dentro da saúde pública cuiabana. 

O parlamentar destacou que foi procurado por Hadassah Luz que é mulher trans e sente na pele toda a dificuldade do acesso ao tratamento de transição. De acordo com Hadassah, muitas pessoas trans acabam se automedicando por não conseguirem o acompanhamento médico, o que coloca a vida destas pessoas em risco. 

"Assim que fui eleito vereador, uma pessoa trans me procurou falando sobre essa luta e pediu que eu buscasse ajudar a habilitação do hospital para essa necessidade humana que eles já buscam há muitos anos", destacou Vidal. 

A audiência será transmitida pelo Facebook, Youtube e site da Câmara Municipal. Foram convidados para a Audiência Pública o secretário Municipal de Saúde, Célio Rodrigues da Silva; a secretária-adjunta Municipal de Direitos Humanos, Christiany Fonseca; secretário de Políticas Internacionais do Ibrat, Benjamin Neves; membro fundador da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais-ABGLT e fundador da Parada da Diversidade Sexual de Cuiabá, Clóvis Arantes; e outros. 
Imprimir