Imprimir

Notícias / Política MT

Secretária acredita em ‘erro de cadastro’ e diz que Cuiabá atrasou vacinação de crianças para não ocorrer falhas

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Michael Esquer

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Suelen Danielen Alliend, afirmou que o município ainda realiza o levantamento de dados para averiguar se houve mesmo os erros de vacinação apontados pela Advocacia-Geral da União. Segundo o órgão, crianças e adolescentes teriam sido vacinados com doses adultas em todo o Brasil, inclusive em Mato Grosso. A denúncia foi feita antes da capital iniciar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, mas depois de Cuiabá já ter realizado a maior parte da imunização dos adolescentes de 12 a 17.

Leia também:
Conselhos citam instabilidade de sistema e possível falha em digitação em denúncia de vacinas erradas

“Ainda estamos levantando os dados, a nossa coordenadora lá da vacinação, nós ainda estamos levantando pra ver se realmente temos esses números aqui. Às vezes é um erro de cadastro, de lançamento que a gente pode corrigir”, afirmou Suelen na manhã desta quinta-feira (20), após a primeira criança ser vacinada contra a Covid-19 na capital.

Cuiabá iniciou a vacinação de crianças de 5 a 11 anos depois da maioria dos municípios. Várzea Grande, por exemplo, começou na quarta-feira (19), e houve ainda cidades que já vacinaram pessoas desta faixa etária na terça-feira (18). Ainda de acordo com a secretária, as doses recebidas inicialmente foram muito poucas e, além disso, foi necessário tempo para capacitação das equipes.

“Nesse primeiro momento foi encaminhado um quantitativo bem pequeno, por isso que nesse momento vai ser centralizado aqui no polo da UNIC e nas próximas semanas a gente imagina que venha mais doses pra gente descentralizar para mais cinco polos”, explicou.

“Atrasamos um pouco para começar, porque nós estamos capacitando as equipes para justamente não ocorrer erros. E nós terminamos ontem de capacitar as equipes”, completou Suelen.
Imprimir