Imprimir

Notícias / Cidades

Medalha de ouro em Olimpíada de Física, mato-grossense é aprovado em 1º lugar no vestibular mais difícil do país

Da Redação - Michael Esquer

O mato-grossense Matheus Marinheiro Spontam, de 18 anos, foi aprovado em primeiro lugar na classificação geral do processo seletivo de 2022 do Instituto Brasileiro de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). Natural de Colíder, o aluno do 3º ano do ensino médio recebeu a notícia da aprovação no vestibular, considerado o mais difícil do país, meses depois de ter conquistado medalha de ouro da Olímpiada Brasileira de Física. 

Leia também:
Estudante mato-grossense conquista medalha de ouro na Olímpiada Brasileira de Física das Escolas Públicas

Em publicação feita em sua conta no Instagram, o jovem disse que acertou todas as questões de matemática da 2ª fase do vestibular. De acordo com o ITA, a lista dos aprovados no processo seletivo de 2022  foi divulgada no dia 23 de dezembro. Os candidatos aprovados, por sua vez, ainda devem ser submetidos a exames médicos. A primeira fase do processo seletivo reuniu cerca de 8 mil candidatos. 

“Um sonho realizado e um grande presente de Natal. Há mais de cinco anos tenho sonhado e me dedicado constantemente a essa aprovação e ela, enfim, chegou. Sou muito grato a Deus, aos meus pais, professores, coordenadores, e amigos”, disse Matheus ao reconhecer o apoio recebido durante a preparação para o vestibular. 

Vale destacar que, em 2021, o colidense também conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Física. Naquele ano, o jovem já se preparava para prestar o vestibular. Atualmente, Matheus mora em Fortaleza (CE), para onde se mudou há dois anos após ter conseguido uma bolsa integral no ensino médio da rede particular da cidade. 

“A importância das Olimpíadas são as políticas públicas que estão por trás do evento. O investimento em educação simboliza a abertura de muitas portas, podemos chegar a lugares que não pensávamos ser possível, conhecemos muitas pessoas e passamos a ter sonhos inimagináveis“, comemorou o jovem naquele ano.
Imprimir