Imprimir

Notícias / Política MT

Gilberto rebate críticas e nega agir em benefício próprio na SES: ‘trabalho com foco na população’

Da Redação - Airton Marques

Alvo de reclamações por parte de alguns deputados estaduais da base governista, o secretário de Saúde (SES) Gilberto Figueiredo (DEM) refutou a tese de que estaria se beneficiando do poder do cargo para fortalecer sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa (ALMT). Ao confirmar que a Pasta irá dar continuidade ao processo de contratação de servidores temporários, o democrata afirmou que sua preocupação não é com questões eleitorais, mas com a prestação do serviço público, principalmente durante o período de pandemia da Covid-19.

Leia também:
Presidente do DEM acredita em aliança com PDT e Mauro e Ciro no mesmo palanque, mas descarta Lula

“Não estou agindo de forma contrária ao que diz a lei. A reclamação era de um processo seletivo que não teria tido publicidade, mas foi aberto só em dois hospitais. Agora, nós fizemos um decreto, um edital publicado no Diário Oficial e para todos os hospitais do estado e unidades especializadas, cuja a publicação do resultado já foi feita ontem”, disse em conversa com a imprensa nesta segunda-feira (07).

“Nós vamos contratar todos os profissionais necessários para atender a população, ou por acaso há algum deputado que não quer ver a população sendo assistida? Essa avaliação é uma preocupação muito grande com foco nas eleições, mas nós trabalhamos com foco na população que precisa de assistência”, completou.

Gilberto, que não tem data exata para deixar o cargo, vem sendo questionado desde o ano passado, quando deputados liderados por Janaina Riva (MDB) aprovaram pedido de convocação, para que o secretário explicasse à Assembleia denúncias de irregularidades nas contratações de servidores temporários na Saúde.

Sua saída da SES estava prevista para o dia 31 de janeiro, mas o crescimento do número de infectados e mortos pela Covid fez com que o governador Mauro Mendes (DEM) pedisse que Gilberto continuasse no comando da Pasta até a situação se amenizar.

Os secretários que pretendem disputar as eleições deste ano têm até março para se descompatibilizar, mas na semana passada, em almoço com deputados da base, Mauro garantiu que isso será feito no fim de fevereiro.

Temporários

A SES divulgou o resultado preliminar do processo seletivo para a contratação de profissionais nos hospitais geridos por Mato Grosso. A classificação pode ser conferida em edição extra n° 2 do Diário Oficial de 4 de fevereiro, que circulou no sábado (05).

O primeiro seletivo da SES em 2022 ofertou 2.354 mil vagas em 8 unidades hospitalares do Estado. Integram o processo seletivo o Hospital Estadual Santa Casa, Hospital Metropolitano e os Hospitais Regionais de Alta Floresta, Colíder, Rondonópolis, Cáceres, Sinop e Sorriso.

Dentre os perfis estão: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, biomédicos, maqueiros, administradores, contadores, engenheiros, arquitetos e outros.  

A carga horária varia entre 20 e 40 horas, já a remuneração varia entre R$ 1,3 mil e R$ 7 mil. A seleção dos candidatos destina-se ao preenchimento de vagas e Formação de Cadastro de Reserva.
Imprimir