Imprimir

Notícias / Política MT

Chuvas deixam Prefeitura em alerta e derrubam muro de cemitério onde Dom Pedro Casaldáliga está enterrado

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

As fortes chuvas que atingem o município de São Félix do Araguaia (1040km de Cuiabá) tem causado preocupação à prefeita Janailza Taveira Leite (Solidariedade). Nos últimos dias, a chuva derrubou o muro do cemitério histórico, que fica à beira do rio, e onde está enterrado, por exemplo, o bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga, que morreu em 2020.

Leia também:
Chuva em Campo Verde faz rio transbordar, causa alagamentos e deixa carros submersos; veja vídeo

“Esse ano está muito alto o rio, só tem um degrau do nosso cais de fora, as pessoas tomando banho lá toda hora. Tem uma avenida próxima lá que está interditada, porque a água já invadiu essa avenida, está por cima, tem também o cemitério histórico às margens do Araguaia já desmoronou o muro. Onde está Dom Pedro Casaldáliga. É histórico ele, a gente abriu uma exceção porque o Dom Pedro já tinha escrito em um livro, feito esse requerimento em vida [para ser enterrado lá]”, explicou a prefeita.

Segundo a prefeita, a água não invadiu os túmulos porque o cemitério fica no alto, mas o muro foi prejudicado. Há, ainda, a preocupação de que as chuvas aumentem ainda mais o nível do rio e cheguem às casas de moradores.

“A gente sempre está alerta, lá tem a Defesa Civil, lá tem Marinha do Brasil, então estamos sempre monitorando. A marinha ajuda o monitoramento do rio, e tem também aquele cuidado, a gente já disponibilizando locais apropriados para caso a água invada algumas casas a gente tenha local apropriado para abrigar os moradores”, garantiu.
Imprimir