Imprimir

Notícias / Cidades

Benzedeira tradicional de Chapada dos Guimarães, vó Franscica morre aos 108 anos

Da Redação - Michael Esquer

A quilombola Francisca Correa da Costa, morreu aos 108 anos de idade, neste sábado (19), em Chapada dos Guimarães (70 km de Cuiabá). A chapadense fez parte da história de várias famílias do município através do serviços prestados como parteira e benzedeira. A causa da morte ainda não foi divulgada. 

Leia também:
Benzedeira de 107 anos que já passou pela varíola e gripe espanhola pede: “precisamos ficar em casa”

Em abril do ano passado, o Olhar Conceito publicou uma reportagem sobre Francisca. Natural da comunidade de Lagoinha do Baixo, na zona rural de Chapada, vó Francisca, como também era chamada, era mãe de 12 filhos e foi parteira desde os 10 anos de idade. 

Em nota, a prefeitura chapadense manifestou pesar pela morte da anciã. No texto, o chefe do Executivo Municipal, Osmar Froner (MDB), prestou solidariedade aos amigos e familiares de Francisca. 

“Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. Uma perda imensurável de uma presença marcante acredito que na vida de todos nós. Mulher simples, de fé inabalável, de muitas virtudes. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor”, disse Froner.

Nas redes sociais, amigos, familiares e figuras públicas lamentaram a partida da centenária. A vereadora em Cuiabá, Edna Sampaio (PT), fez uma postagem onde lamentou e prestou uma homenagem a Francisca. 

“Agradecemos a esta mulher, que criou 12 filhos, pela sua força, coragem e seu coração sempre disposto a auxiliar aqueles que a ela recorriam. Vó Francisca, mulher incrível, que deixa um grande exemplo de amor, legado e tradição para toda a população”, disse a parlamentar. 

"Toda nossa família sente o pesar com a partida da Vó Francisca. Benzedeira de primeira e sempre esteve presente na nossa família. Agradeço a Deus por ter a honra de ter conhecido esta alma de luz", declarou outro internauta.
Imprimir