Imprimir

Notícias / Cidades

Prefeitura prevê instalação de lâmpadas de LED e 80 postes arrancados em acidentes

Da Redação - Bruna Barbosa

Obras de manutenção da iluminação pública começaram a ser realizadas na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, nesta semana. O planejamento da prefeitura prevê a instalação de mais de 250 luminárias de LED e 80 postes novos que haviam sido arrancados por conta de acidentes. 

Leia mais:
Voluntários distribuirão gratuitamente 270 mil livros em Mato Grosso para incentivar hábito da leitura

De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, os trabalhos devem seguir durante todo o mês de abril, pois abrangem diversas atividades ao longo dos mais de 12 km da avenida. O trabalho é coordenado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb)

O diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, explicou que uma intervenção desse porte foi realizada na avenida Miguel Sutil pela última vez há nove anos, como parte das obras da Copa do Mundo de 2014. 

Além de vantagens como eficiência elevada na claridade do ambiente, economicidade e durabilidade, a instalação das lâmpadas de LED também atende a política de sustentabilidade. Por não possuir substâncias tóxicas em sua composição, elas não emitem poluentes e também podem ser recicladas.

Esse trabalho está em evolução gradativa e, em 2021, alcançou a marca de mais de 9,5 mil luminárias instaladas nas principais ruas e avenidas da cidade. O número representa cerca de 10,5% do total de lâmpadas do parque de iluminação pública de Cuiabá, que é composto por mais de 90 mil.

A modernização do parque de iluminação pública também está alcançando as vias secundárias dos bairros da Capital. Nesses locais, a Limpurb não está mais utilizando as lâmpadas “amarelas” nas manutenções.

Agora, esta atividade contempla a instalação de lâmpadas de vapor metálico, que produzem a coloração branca.
Imprimir