Imprimir

Notícias / Política MT

Próxima a Haddad e a Lula, ex-reitora é cotada para ser candidata ao Governo pela esquerda em MT

Da Redação - Isabela Mercuri / Do Local - Érika Oliveira

A federação PT, PV e PCdoB ainda não decidiu quem será seu candidato ou candidata ao Governo do Estado em Mato Grosso, mas um nome específico tem apresentado força política: o da ex-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Maria Lúcia Cavalli Neder. A razão seria sua proximidade ao ex-presidente Lula e ao ex-ministro Fernando Haddad.

Leia também:
Rosa Neide diz que momento é de discussão e só não irá a encontro do PT por não estar em Cuiabá

A intenção do grupo é que cada um dos três partidos apresente um nome para que até o final de maio seja escolhido o candidato da federação. Do PV, o mais falado é o vice-prefeito José Roberto Stopa. O PT, por sua vez, ainda ‘patina’ na escolha. Enquanto uma ala já indicou os professores Reginaldo Araújo, diretor-geral da Adufmat (UFMT) e Domingos Savio, presidente da Adunemat (Unemat). No entanto, ainda há outros nomes em discussão.

Maria Lúcia seria a representante do PCdoB. “A Professora Maria Lúcia é um dos nomes fortes, é um nome que na época que o Fernando Haddad era ministro da educação, ela era presidente da Andifes e ela teve um trabalho muito forte na implantação do Enem em todo o Brasil, então era uma pessoa que tem proximidade. No último dia 8 de fevereiro ela esteve com o presidente Lula em reunião, conversou, mas tudo isso está sendo discutido. O PV também tem nomes, o PCdoB e o PT. Então a federação vai chegar a um nome”, afirmou ao Olhar Direto a deputada federal Rosa Neide.

Sobre possível ‘indicação’ do nome da ex-reitora por Lula, a parlamentar nega. “O presidente Lula não interfere assim. Ele conversa com algumas pessoas, todas as pessoas que os partidos pedem ele analisa, que são pessoas que tem potencial, ele faz uma ligação, pede para a pessoa conversar com os três partidos, porque a decisão é no âmbito da federação”, completou.

Maria Lúcia também disse que desconhece essa indicação. “Nós estamos nos reunindo há uns dois meses porque entendemos que precisa de uma candidatura de centro-esquerda em Mato Grosso. E nós nos reunimos com o presidente Lula há um mês e pouco atrás em São Paulo e conversamos sobre isso e alguns nomes estão colocados, e um deles era o meu. É nesse sentido, quer dizer, ele conhece o meu trabalho”, afirmou. “Ele sempre brinca comigo, tudo, mas particularmente não falou diretamente comigo”, completou.

O presidente do PT em Mato Grosso, deputado estadual Valdir Barranco (PT), segue a mesma linha: “A professora Maria Lucia é um nome excelente, extraordinária profissional, que representa muito a luta desse projeto que a gente está construindo, que é muito amiga do presidente Lula e do Fernando Haddad. Houve esse contato já, há o interesse, agora, essa construção será no coletivo, no conjunto do partido. O PT também tem nomes”, defendeu.
Imprimir