Imprimir

Notícias / Política MT

Janaina diz que deputados vão ‘pressionar’ Gallo por emendas: “Temos o prazo eleitoral”

Da Redação - Isabela Mercuri / Do Local - Airton Marques

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que os parlamentares iriam “pressionar” o secretário-chefe da Casa Civil Rogério Gallo na reunião desta quarta-feira (27) para que as emendas impositivas sejam pagas o mais rápido possível. Segundo ela, os parlamentes têm que cumprir com o prazo eleitoral e podem ser prejudicados com a demora.

Leia também:
Russi nega ‘pressão’ da AL por pagamento de emendas e diz que retirada de projetos do Executivo é “pontual”

A parlamentar explicou que os deputados só podem participar de qualquer ato ou evento nos municípios até o mês de julho, pois depois disso são vetados pela lei eleitoral. “Gostaríamos que tivesse celeridade por parte do governo, até porque as emendas foram direcionadas, algumas ainda no final do ano passado, que já são desse ano, então já teve tempo hábil para documentação, para a gente poder fazer todo o processo que precisa ser feito com as secretarias, e existe essa ansiedade dos prefeitos”, afirmou.

Janaina ainda argumentou que quando o Governo do Estado estava com dificuldades financeiras, no início da gestão Mauro, e não podia pagar novas emendas, a Casa de Leis foi compreensiva. Agora, espera que haja reciprocidade.

“A gente entende que a demanda aumentou muito das secretarias, mas a Assembleia está aberta para receber propostas para dar mais dinamismo no trabalho. Nós já aumentamos cargos de secretarias que estavam com deficiência de servidor, já organizamos orçamento de secretarias que estavam sem orçamento, então quer dizer, se tiver boa vontade por parte do governo, por parte do secretário Rogério Gallo, da Assembleia tem. A gente está aqui pronto para corrigir as deficiências que o governo tem para fazer esses recursos chegarem mais rápido”, afirmou.

Gallo participou na manhã desta quarta-feira (27) de uma reunião no Colégio de Líderes com os deputados estaduais. Um dos principais assuntos foi este prazo para o pagamento de emendas. Outros deputados, como o presidente da AL, Eduardo Botelho (UNIÃO), também têm reclamado da demora. Ainda na manhã de quarta (27), o governador Mauro Mendes (UNIÃO) chegou a dizer que também tem reclamações a fazer sobre os parlamentares, mas não disse quais.
Imprimir