Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Cidade de MT figura entre as 10 do País que mais emitem gases do efeito estufa

Da Redação - Michael Esquer

Colniza está entre os dez municípios brasileiros que mais emitem gases do efeito estufa — causadores do aquecimento global. O dado é referente ao ano de 2019 e foi divulgado, nesta segunda-feira (13), pelo Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG).

Leia também:
Polícia identifica empresa de fachada que movimentou R$ 114 milhões e notifica devedores

De acordo com a plataforma do SEEG, no total, o município emitiu 13,4 milhões de toneladas de dióxido de carbono (MtCO2e) em 2019, figurando na 9ª colocação entre os que mais emitiram gases de efeito estufa (GEE) no País. O setor responsável pela maior quantidade de emissão é o de “Mudança de Uso da Terra e da Floresta”, que corresponde a 12 MtCO2e, ou 89,5% do total. 

Ainda conforme o SEEG, nesta categoria, a maior parte das emissões de gases de efeito estufa (GEE) estão relacionadas à mudança do uso do solo no município: responsável por 11 MtCO2e. A queima de resíduos florestais, por sua vez, foi responsável pela emissão de 964,5 mil tCO2e.

Segundo o SEEG, na mudança de uso do solo, as emissões ocorrem quando ocorre, por exemplo, a conversão de floresta para pastagem ou agricultura. Esse processo gera emissões de CO2 pela perda de estoques de carbono na retirada da floresta e sua queima. 

Já a queima de Resíduos Florestais consiste nas emissões por queima de biomassa florestal para lenha ou para uso madeireiro. O SEEG destaca que esses gases possuem mais capacidade de acelerar o efeito estufa do que outros.

O setor da agropecuária, por sua vez, com a emissão de 64,3 mil tCOe, corresponde a 10% da produção dos GEE em Colniza, segundo o SEEG. Dentro desta categoria, a pastagem é a maior responsável pelas emissões (35,2 mil tCO2e), seguido dos gados de leite (29 mil tCO2e).  

Ranking no País

Altamira (PA), São Félix do Xingu (PA) e Porto Velho (RO) lideram entre os 5.570 municípios brasileiros. Todas as oito cidades da Amazônia estão no topo da lista pelo mesmo motivo: desmatamento. A região Norte representa 60% de todo o carbono liberado no país.

Municípios e emissões de gases do efeito estufa:
  1. Altamira – 35,2 MtCO2e
  2. São Félix do Xingu – 28, 9 MtCO2e
  3. Porto Velho – 23,3 MtCO2e
  4. Lábrea – 23,2 MtCO2e
  5. São Paulo – 16,6 MtCO2e
  6. Pacajá – 16,2 MtCO2e 
  7. Novo Progresso – 14,9 MtCO2e
  8. Rio de Janeiro – 13,8 MtCO2e
  9. Colniza – 13,5 MtCO2e
  10. Apuí – 12,5 MtCO2e
Metodologia

A estimativa por município feita pelo SEEG, projeto do Observatório do Clima, organização com mais de 70 representantes da sociedade civil, é gerada segundo as diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) com base nos Inventários Brasileiros de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases do Efeito Estufa, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI). 
Imprimir