Imprimir

Notícias / Política MT

Barranco diz que Bolsonaro abandonou o Brasil e Lula é o 1º presidente que fala pelo país sem ter tomado posse

Da Redação - Isabela Mercuri / Da reportagem local - Max Aguiar

O deputado estadual Valdir Barranco (PT), membro do Grupo de Transição (GT) de Desenvolvimento Agrário do governo Lula (PT), afirmou que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), desde que perdeu a eleição, deixou o país abandonado. Para ele, Lula é o primeiro presidente eleito que fala pelo país antes mesmo de ter tomado posse.

Leia também:
Comandante-geral do exército escolhido por Lula é cuiabano
 
“Ele [Lula] está em Brasília e no hotel onde está ficando, parece o Palácio. De manhã até a meia noite despachando, e isso não deveria ser assim. A equipe de transição deveria trabalhar, receber os dados, tomaria posse dia 1º [de janeiro]”, lamentou o parlamentar petista.
 
Barranco afirmou que a atuação é a mesma tanto dentro do país quanto internacionalmente. “Se Bolsonaro já não fazia esse papel internacional, agora o Lula ganhou muito mais força, porque o Lula faz muito bem isso. Inclusive o próprio Joe Biden já convidou ele e ele vai lá [para os Estados Unidos] antes da posse. Então é isso, está sendo um sucesso. Se não fosse esse regime de transição, imagina como seria a posse dia 1º?”, questionou.
 
O deputado elogiou o trabalho da equipe de transição. Ele afirmou que esta prática foi criada em 2002, mas só agora foi efetivamente adotada, por haver uma mudança efetiva no Governo. No entanto, lamentou como Bolsonaro deixou o orçamento e, principalmente, a educação.
 
“O Bolsonaro perdeu a eleição, e se antes ele já não trabalhava, agora menos ainda. Ele abandonou o país à sua própria sorte. Está um buraco em todas as áreas, veja a educação o que está acontecendo, muitas bolsas, a UFMG amanheceu hoje com R$ 81 em caixa. Os médicos que fazem residência, também não tem dinheiro. E nas outras áreas não é diferente, o INSS... 500 dias para que um benefício seja avaliado e aprovado ou rejeitado. Então o Lula acabou assumindo desde o primeiro momento o Governo”.
Imprimir