Imprimir

Notícias / Política MT

Botelho insiste em consenso e diz que ainda tem esperança de achar entendimento com Max Russi

Da Redação - Érika Oliveira

O atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (UNIÃO), ainda espera conseguir consenso com Max Russi (PSB) na disputa pela Mesa Diretora. Esta semana, Russi reuniu deputados que o apoiam e manteve sua candidatura para presidente da Casa, frustrando a expectativa de Botelho, que pretende repetir a dobradinha com ele na 1ª Secretaria.

Leia mais:
Jantar termina sem recuo de Max Russi e reacende possibilidade de disputa com Botelho pela Presidência da AL

Botelho havia recuado da disputa por conta de um parecer do Supremo Tribunal Federal (STF), que em tese o impedia de concorrer à reeleição da presidência da Mesa Diretora pelo 3º mandato consecutivo. No entanto, um novo entendimento foi dado nas últimas semanas apontando que a proibição de reeleição se inicia a partir de janeiro de 2021 e que todas eleições anteriores não serão contabilizadas. Com isso, Botelho ficou apto para disputar o cargo e voltou a se movimentar.

Max Russi, por sua vez, vem dizendo que há um grupo sólido que apoia sua candidatura para a Presidência da Casa e que um eventual recuo depende do consenso entre estes deputados. Outra parcela dos parlamentares, porém, questiona se um mandato que o tenha como presidente não estaria submisso ao Governo do Estado, dada sua relação com o governador Mauro Mendes (UNIÃO).

Na quarta-feira (11), Russi realizou um jantar em sua casa, depois disse ao Olhar Direto que apesar de também buscar uma composição com Botelho, não iria declinar da disputa pela Presidência.
Imprimir