Imprimir

Notícias / Política MT

Gilberto se reúne com ministra da Saúde e defende modernização de políticas públicas na área

Da Redação - Érika Oliveira / Do Local - Max Aguiar

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, já tem agenda marcada com a nova ministra da Saúde, Nisia Trindade. O encontro será no dia 25 de janeiro, na assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Para o mato-grossense, as demandas do setor seguem as mesmas, mas a expectativa é que a nova gestão federal atue para modernizar as políticas públicas da área.

Leia mais:
Gallo cita preocupação com Reforma Tributária defendida pelo Governo Federal e pretende levar contraproposta a Haddad

“As demandas serão as mesmas de sempre: atualização da tabela SUS, melhoria do financiamento dos programas já existentes - enfim, elas não se alteram. Mas é um novo Governo e um novo Governo que tem expoentes que criticavam muito o Governo anterior. Então, o que a gente quer é que efetivamente eles modernizem essas políticas para que a gente melhore a assistência à população”, defendeu Gilberto.

Esta será a segunda vez que o Conass receberá a ministra, mas será a primeira em que devem estar presentes todos os secretários de Saúde dos estados. No início do mês, Nisia debateu a reorganização das ações de saúde e o fortalecimento das relações interfederativas para o Sistema Único de Saúde (SUS) com a entidade.

Na ocasião, o presidente do Conass, Cipriano Maia, destacou que as políticas públicas que são prioridade para os gestores estaduais nesses primeiros cem dias de Governo e para os próximos anos. Entre os pontos destacados, está o movimento nacional pela vacinação.

Outros pontos destacados pelo presidente do Conass foram as revisões de portarias publicadas sem pactuação que, segundo ele, devem ser olhadas de forma tripartite para garantir que os serviços sejam prestados com segurança e eficácia em todo o País.
Imprimir