Imprimir

Notícias / Cidades

Várzea Grande apresenta redução de 28% em acidentes de trânsito

Da Redação - Fabiana Mendes

O número de acidentes de trânsito nos últimos dois anos apresentou redução de 28% em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá). Em 2021 foram registradas 1.032 ocorrências pela Guarda Municipal, enquanto no ano passado foram 950. Os números constam em relatório produzido pela Secretaria Municipal de Defesa Social. No âmbito da fiscalização, houve aumento de 150,98% no número de notificações. Foram 26.654 notificações em 2021 e 66.985 no ano passado, o que se reflete em um trânsito mais seguro. 

Leia também:
Demolição e retirada de estruturas do VLT devem ser finalizadas em 60 dias; obras para BRT iniciam em março

O comandante da GMVG, Alisson Baracat Salgado, enalteceu o empenho de toda a corporação. “Os resultados positivos no trânsito de nossa cidade estão ligados diretamente aos esforços de nossos agentes, principalmente na parte de fiscalização. Atualmente, nosso principal trabalho é a operação Lei Seca, que tira das ruas os motoristas que fazem uso de álcool e direção. Além de evitar o acidente com o condutor embriagado, a operação também evita danos e mortes a terceiros”, afirma.

Segundo informações da assessoria de imprensa, além da atuação no trânsito, o trabalho da Guarda Municipal também tem impactado positivamente na sensação de segurança no município. Isso porque o registro de ocorrências caiu pela metade entre 2021 e 2022. De 220 baixou para 110 atendimentos de combate à criminalidade.

Conforme relatório da Secretaria Municipal de Defesa Social, à qual a GMVG é vinculada, a corporação também está mais preparada. Em 2022, a Coordenação de Ensino da GMVG promoveu 12 qualificações.  Todos os 135 guardas municipais participaram do curso de formação em armamento e tiro, autorizado pela Polícia Federal.

Além disso, outras 290 vagas foram preenchidas por eles em cursos como Legislação aplicada no atendimento às vítimas de crimes de homofobia e transfobia, Comunicação da GM com a sociedade e imprensa, Decibelímetro, Libras básico, atendimento pré-hospitalar (APH), talonário eletrônico, piloto de drone, Segurança nas Eleições, adestramento de cães – “Cães de Guerra”. Quase 20 guardas municipais também participaram do Simpósio de Capacitação de Produtos Controlados e do Seminário Internacional de Polícia Comunitária – Sistema KOBAN.
Imprimir