Imprimir

Notícias / Política MT

Janaina não deve integrar comissões para tocar obras de modernização da Assembleia

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Líder do bloco “Movimento Democrático Brasileiro”, a deputada Janaina Riva (MDB) não deve integrar qualquer comissão permanente da Assembleia Legislativa (ALMT), pelo menos neste ano. No período, deve se dedicar a modernização e melhoria na estrutura da Casa.

Leia também:
No segundo mandato, Lúdio espera cumprimento de acordo para presidir Comissão de Saúde

“Queremos modernizar a Casa, fazer com que nossos auditórios sejam melhorados, para trazer a população cada vez mais para dentro. Essa missão que Botelho me deu. No plenário queremos fazer um ambiente mais acolhedor, a imprensa às vezes passa lá o dia inteiro. Queremos melhorar a estrutura para aproximar a população. Temos nossa TV, por exemplo, que merece investimento maior, fazendo parceria com as Câmaras Municipais – transmitindo algumas sessões”, apontou a deputada.

Segundo Janaina, a intenção é até discutir como serão as próximas definições de gabinete, já que, todo início de legislatura, há disputa interna pelos melhores e mais espaçosos entre os deputados reeleitos e novatos.

Quanto aos recursos para tocar obras e adquirir novos equipamentos, Janaina ressaltou que há dinheiro em caixa e brincou que a maior dificuldade será convencer o presidente, Eduardo Botelho (União), a realizar tais investimentos.

“Desde 2014, quando fui eleita, não foi feito nenhuma modificação na estrutura da Casa, é preciso acompanhar essa evolução, já que tudo é digital. Quando vamos no Congresso não existe mais esse negócio de votação em urna, é tudo feito da cadeira dos deputados. Precisamos modernizar. É importante devolução de recursos para o Estado, mas neste momento é importante ter um olhar para a Casa, pensar numa Assembleia mais tecnológica. Mas Botelho é muquirana, vai reclamar para pagar”, declarou.

Entre os investimentos já realizados, Janaina cita a reforma do estacionamento localizado ao lado da Assembleia, disponível para cidadãos e servidores da Casa.

Bloco

Em relação ao bloco, a deputada defende que não haja necessidade de alterar seus integrantes, já que o Regimento Interno define que só pode haver um grupo com menos de cinco deputados. Além deste, Elizeu Nascimento (PP) apresentou um bloco “Direita Democrática”, também com quatro membros.

Janaina defende que o seu bloco foi registrado primeiro e que, por isso tenha prioridade. Além disso, o grupo espera integrar comissões com a da Saúde e de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

“O bloco permanece unido, já temos alguns nomes pré-definidos em relação as comissões e outras que estão abertas a discussão. Não temos divergência em relação a isso. Temos um único médico que quer ir para a Comissão de Saúde, Thiago que tem um histórico na Comissão de Educação e agora quer participar também da CCJ; além disso, Juca quer fazer parte da Comissão de Orçamento”, explicou.

A composição das comissões permanentes será feita na manhã desta quarta-feira (08), durante reunião do Colégio de Líderes.
Imprimir