Imprimir

Notícias / Política MT

Mendes se irrita após reunião 'morna' e sem avanços para estadualização do Parque de Chapada

Da Redação - Érika Oliveira

A reunião do governador Mauro Mendes (UNIÃO) com a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, não terminou do jeito que o mato-grossense esperava. A reunião, conforme apurou a reportagem, terminou “morna” e a ministra não deu grandes sinalizações de que irá contribuir para a estadualização do Parque de Chapada dos Guimarães, conforme pretende o Estado.

Leia mais:
Mauro anuncia ação na Justiça pela estadualização do Parque Nacional de Chapada

Nas redes sociais, Mauro Mendes comentou rapidamente sobre o assunto e disse que estava “irritado” com a questão. “Não consigo acreditar. Porque o Governo de Mato Grosso está dizendo que que tem dinheiro para investir, queremos o parque, passe o parque para nós. Não dá para fazer uma concessão para o cara investir R$ 18 milhões em 30 anos. Isso não é nada. É uma merreca de dinheiro. Estamos tentando convencer o Governo Federal e, diga-se, de passagem tem três anos que nós estamos nessa luta aqui”, reafirmou o governador.

Na semana passada, Mauro já havia anunciado que pretende acionar a Justiça para conseguir estadualizar o Parque de Chapada. A unidade está sob concessão da empresa Parquetur, desde a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ainda segundo o governador, ele chegou a sugerir a proposta de estadualização para a gestão anterior, mas o pedido não foi aceito.

O assunto vem sendo tratado como o primeiro embate entre o novo Governo Federal e o ruralismo. Entidades ambientalistas avaliam que os mecanismos de controle sobre o Parque seriam enfraquecidos por uma eventual estadualização. A área hoje é fiscalizada pelo ICMbio, principal órgão de defesa ambiental do Governo Federal.
Imprimir