Imprimir

Notícias / Política MT

Cacique Raoni manifesta preocupação com presença de garimpeiros e madeireiros em terras indígenas de MT

Da Redação - Marcos Salesse

​Antes de se deslocar até o encerramento do 1º Acampamento Terra Livre em Mato Grosso, o cacique Raoni Metuktire conversou com jornalistas no hotel em que está hospedado. A liderança reforçou sua preocupação com garimpeiros e madeireiros que, segundo Raoni, estão cercando territórios indígenas no estado. De acordo com o cacique, a reivindicação para maior fiscalização já foi repassada ao presidente Lula (PT) e ao governador Mauro Mendes (UNIÃO). 

Leia mais
Encerramento do 1º Acampamento Terra Livre é marcado por pedido de respeito e presença do Cacique Raoni


Em entrevista ao Olhar Direto, Raoni declarou que madeireiros e garimpeiros buscam apenas explorar os territórios indigiteis. A liderança ainda afirmou que os povos originários correm risco de vida diante da pressão dos empresários para adentrar em territórios já demarcados. 

“Os garimpeiros e madeireiros não apoiam as ideias indígenas, só querem explorar e matar os povos indígenas. Já tratei isso com o Lula e temos que defender para que o Governo (Lula) respeite nosso território. Estou aqui para justamente falar isso para o governador (Mendes)”, disse o cacique.

A liderança relembrou que vem defendendo o interesse dos povos indígenas desde a juventude. Para Raoni, há a necessidade de uma convivência harmoniosa entre indígenas e não-indígenas, conservando o território e impedindo a construção de empreendimentos como Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). 

“Venho defendendo desde quando era jovem e hoje continuo defendendo esses direitos até hoje. Não aceito exploração de minérios nas terras indígenas, não aceito exploração de madeiras nas terras indígenas. O Governo (Lula) tem que respeitar os povos indígenas. Tem que ter esse respeito entre o não indígenas e indígenas. Aqui no planeta estamos morando com nossa mãe e lá no céu com o nosso pai. Precisamos pensar nisso. Só peço que a gente se respeite como ser humano”, completou. 

O cacique garantiu que pretende falar com Mendes durante sua passagem por Cuiabá. Na manhã desta quinta-feira (13), Raoni chegou a dizer que iria pedir que o governador fosse até o acampamento para ouvir a reivindicação dos 43 povos indígenas que estão reunidos na praça Ulisses Guimarães, na capital. 

“Já encontrei o governador quatro vezes. Então a gente vem dialogando e vou encontrar com ele novamente para tratar com ele assuntos relacionados ao nosso território e sobre os parentes. Estou aqui justamente para falar com ele”, concluiu.


 


  ​
Imprimir