Imprimir

Notícias / Política MT

Mauro afirma que projeto está sendo finalizado e prevê obras do BRT em Cuiabá no próximo mês

Da Redação - Érika Oliveira

O governador Mauro Mendes (UNIÃO) afirmou nesta segunda-feira (22) que os projetos para início das obras do BRT em Cuiabá estão sendo finalizados junto à Secretaria de Infraestrutura do Estado. A previsão, conforme o chefe do Executivo, é de que os trabalhos sejam iniciados na capital a partir do mês de junho.

Leia mais
Mauro diz que BRT em Cuiabá não depende de autorização da Prefeitura e prevê obras 'em breve'


As obras para implantação do BRT na Região Metropolitana já haviam começado em Várzea Grande no dia 21 de abril. Na capital, no entanto, a prefeitura ainda buscava judicialmente barrar o modal.

No mês passado, ao ser questionado sobre o assunto, Mauro Mendes já tinha declarado que o Estado não iria mais esperar pela autorização da Prefeitura, uma vez que o RDCI – regime pelo qual a construção do BRT foi contratada – permite que os projetos básico e executivo da obra fiquem à cargo da empresa contratada e não da administração pública.

“Eles [empresa contratada] apresentaram uma série de projetos, a Sinfra questionou, então eles estão lá num vai e vem para a aprovação desses projetos. Já existe a previsão de no próximo mês iniciar. Mas não tem nenhum problema, estão finalizando alguns detalhes e no próximo mês nós teremos obras em Cuiabá”, explicou o governador.

Também no mês passado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) rejeitou duas ações que pediam o cancelamento da troca do VLT pelo BRT. A Corte de Contas manteve a mudança e pôs fim aos recursos da Prefeitura de Cuiabá, que pleiteava barrar as obras na Capital.

O conselheiro Sérgio Ricardo, em nova decisão, também determinou que o Governo do Estado iniciasse as obras preliminares à implantação do BRT na Capital em 10 dias, começando pelo Complexo Viário do Leblon.
Imprimir