Imprimir

Notícias / Cidades

Tempo de espera de pacientes em UPAs e policlínicas é reduzido pela metade em Cuiabá

Da Redação - Rodrigo Costa

O gabinete de intervenção na Saúde de Cuiabá disse que o tempo médio de espera de atendimento em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas da capital foi reduzido em mais da metade. O período leva em conta o início da intervenção, em 15 de março.

Leia também
Stopa discorda de pedido para prorrogar intervenção e cita desmonte do atendimento em unidades


Segundo comunicado do gabinete, quando a equipe de intervenção assumiu o comando da Saúde de Cuiabá, os pacientes precisavam aguardar por até 3 horas para serem atendidos. Atualmente, essa espera é, em média, de 1h20.

A unidade com maior redução no tempo de espera foi a Policlínica do Coxipó, que de 4h30 diminuiu para 2 horas. De acordo com a interventora Danielle Carmona, o aumento no número de médicos contratados é o principal motivo para a redução do tempo de permanência dos pacientes nas UPAs dos bairros Verdão, Pascoal Ramos e Morada do Ouro, e nas policlínicas do Planalto, Coxipó e Pedra 90.

"Eram 67 médicos no início da intervenção e, atualmente, são 100, um aumento de 49,2% no número de profissionais atuando nas unidades", explicou ela.

A unidade que possui, atualmente, a maior quantidade de médicos é a UPA Verdão, com 26 profissionais, sendo que mais da metade deles atua no box de emergência.

"A expectativa é reduzir ainda mais o tempo de espera dos pacientes nas unidades a partir do mês de junho, pois teremos a nomeação de mais 80 médicos aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Saúde", comentou a cointerventora e secretária adjunta de Atenção Secundária, Najla Brito, lembrando ainda que, dos 360 convocados do concurso, 137 são médicos de diversas especialidades, como pediatria, dermatologia, neurologia e psiquiatria.
Imprimir