Imprimir

Notícias / Política MT

Aprovados no concurso da Câmara de Várzea Grande esperam há 60 dias para serem chamados

Da Redação - Gustavo Castro

Aprovados há dois meses no concurso público da Câmara de Várzea Grande, até agora os 16 selecionados ainda não foram nomeados pela direção e seguem à espera para trabalhar.

Leia também
Governo publica a nomeação de 315 para cargos de investigador e escrivão da Polícia Civil; confira a lista


Um internauta, que não quis se identificar, procurou o Olhar Direto para denunciar a demora da convocação. Ele lembrou que a Câmara fere o estatuto dos Servidores Públicos Municipais ao não realizar o chamamento. Segundo o selecionado, o certame foi realizado por determinação do Tribunal de Contas (TCE-MT), já que o órgão intimou a Câmara a diminuir o número de cargos comissionados no ano de 2019.

Atualmente, a Câmara tem 252 servidores comissionados e 15 efetivos. O inchaço de servidores comissionados foi também alvo de uma ação civil pública por parte do Ministério Público em 2017. O promotor Jorge Paulo Damante Pereira, que assinou a ação, apontou que se tratava de um escândalo a alta quantidade de funcionários públicos sem ter entrado em um concurso. Ele pediu que a maioria fosse exonerada, e uma parte dos cargos fosse ocupada por efetivos.

A chegada da pandemia de coronavírus em 2020 fez com que os trabalhos para a elaboração do edital e sua publicação fossem adiados. Apenas em 2022, após pressão dos órgãos de controle, o edital foi publicado. As provas foram realizadas em janeiro deste ano.

Após ser homologado pelo presidente da Câmara, Pedro Paulo Tolares (UNIÃO), no dia 6 de abril, as nomeações deveriam ocorrer até 30 dias depois, ou seja, no dia 6 de maio. Contudo, até agora os aprovados esperam a convocação.
 
Outro lado
 
Procurada, a Câmara de Várzea Grande esclareceu que convocou 70% dos aprovados do concurso público para a entrega de documentos necessários para a posse e afirmou que os demais aprovados serão convocados em breve.
 
A Casa ainda informou que está cumprindo com todo cronograma do edital e, por fim, assegurou que o Legislativo está aberto para esclarecer qualquer questionamento ou dúvida dos aprovados no certame, seja por meio das redes sociais ou pessoalmente.
Imprimir