Imprimir

Notícias / Política MT

Jayme tranquiliza Mendes sobre a reforma tributária: 'quando o projeto chegar no Senado, vamos empinar a carroça'

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Apesar de aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados, muitos governadores não ficaram 100% satisfeitos com a proposta que estabelece novas regras fiscais no Brasil, entre eles o governador Mauro Mendes (UNIÃO). A peça foi aprovada por 382 votos a 118 no primeiro turno. Na segunda votação, foram 375 votos a favor e 113 contrários.

Leia também
Agora no Senado, Carvalho promete debater mudanças na reforma tributária: 'tem que ser muito aprimorada'


Em entrevista nesta segunda-feira (10), no entanto, o senador Jayme Campos (UNIÃO) tratou de "tranquilizar" o chefe do Executivo e garantiu que o grupo de senadores de Mato Grosso irá endurecer as discussões em torno do texto a fim de mitigar os impactos na economia do estado. 

“O Mauro está preocupado com a reforma. Eu falei: ‘Mauro, quando chegar aqui no Senado, pode ficar tranquilo. Nós vamos empinar a carroça. Eu, o Mauro Carvalho, a Margareth [Buzetti]. E não vai [passar]'. Do jeito que eles querem, não vai passar aqui", garantiu.

O governador Mauro Mendes tem sido um dos gestores mais críticos à Proposta de Emenda à Constituição  (PEC 45/19) da Reforma. Para o governador, o  texto aprovado ainda não é ideal, mas é um “texto que já aponta para um caminho que possa ser melhor na frente”. 

No Senado Federal, a matéria precisa de três quintos dos votos dos senadores (49) para ser aprovada em mais dois turnos. Jayme disse que vai usar do poder de articulação na Câmara Alta do Congresso Nacional para propor mais discussões. 

Jayme aproveitou a oportunidade e reforçou que vai utilizar dos conhecimentos tributários do senador Mauro Carvalho (UNIÃO) nos debates a respeito do texto. “Falsa, modéstia, nós temos capacidade de articulação”. 
Imprimir