Imprimir

Notícias / Política MT

Por que Cuiabá está mais quente e o que acontecerá nos próximos anos? Confira novo episódio do podcast

Da Redação - Airton Marques

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) apontou que em outubro Cuiabá atingiu 44,2º C, a temperatura mais alta já registrada na cidade, no período de medição que vem desde 1911.

Ouça aqui
 


O pior registro de todos os tempos foi feito também em Mato Grosso, mas no município de Nova Maringá (400 Km da capital). Nos dia 4 e 5 de novembro de 2020, os termômetros chegaram a marcar assustadores 44,8º.
 
É esse extremo do calor o tema do novo episódio do Ouça Direto, já disponível nos principais tocadores de podcast. O programa, além da série histórica, traz um debate sobre as projeções para os próximos anos.
No episódio, os jornalistas Lucas Bólico e Isabela Mercuri trazem trecho da entrevista com o professor doutor em Climatologia do departamento de Geografia da UFMT, Rodrigo Marques, que explicou que as altas temperaturas registradas neste ano têm relação também com o El niño.
 
“Este calor que temos sentido é resultado da atuação de grande massa de ar quente e seco que atingiu grande parte do território brasileiro. O El Niño tem influência nas chuvas da Amazônia. Pois ele impede que ocorram as chuvas lá. Por isso, temos verificado grande seca na região amazônica e em um mês de outubro com chuvas abaixo do normal em Mato Grosso, sobretudo no norte do estado”, declarou.
Imprimir