Imprimir

Notícias / Cidades

Dia de Finados traz chance de renda extra com a venda de flores e velas; veja vídeos

Da Redação - Arthur Santos da Silva

Mesmo com pouco tempo trabalhando no Dia de Finados, Eli, 54 anos já guarda uma história marcante sobre a data. Em 2022,  uma mulher comprou dezenas de velas para homenagear mortos que não eram visitados. 2022 foi o primeiro ano que a empresária, dona de um lava-jato, montou sua barraquinha em frente ao Cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá, na capital.

Leia também 
Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado de Dia dos Finados

 
“Ela não tem parente aqui, não era de Cuiabá, colocou para muitas pessoas que familiar não veio visitar. Eu achei tão interessante essa história. Eu até dei umas cinco, seis velas a mais para ela. Foi muito legal essa história”, contou, sentada em uma cadeira enquanto cuidava de sua pequena mesa com velas e fósforos.
 
A data é encarada pela maioria dos comerciantes como uma chance de garantir rende extra em período próximo ao final do ano. Flores de diversos tipos e cores, a maioria de plástico, são as principais mercadorias negociadas pelas avenidas de Cuiabá no 2 de novembro.
 
Wellington Carlos, 55 anos é comerciante e tem uma loja no Shopping Popular. Assim como Eli, aproveita o Dia de Finados para juntar um pouco mais de dinheiro. “Tem 33 anos que a gente trabalha. As flores custam de R$ 5 até R$ 60, dependendo do tamanho. Direto tem cliente que compra muito. Tem cliente que todo ano vem, o mesmo cliente. Sempre tem situações assim”.



Lubim, de 56 anos, trabalha em uma empresa terceirizada. Neste 2 de novembro, ela montou uma barraquinha de flores com a ajuda da filha ainda adolescente. O negócio acaba por atrapalhar as vistas aos parentes já falecidos. “Nunca dá para visitar, a gente vai antes. Já fomos, no domingo. Dias de finados acaba sendo um dia de trabalho”, disse Lubim.
 
O dia 2 de novembro, na maior parte dos países ocidentais, marca um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã: o Dia de Finados. A data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, em rituais de reza pela alma de parentes e amigos.

 

Cemitérios Públicos

Os cemitérios públicos municipais estão com os portões abertos desde o começo do dia, às 6h30. O fechamento dos locais está programado para ocorrer às 18h. 

De acordo com a prefeitura, a previsão é de que, somando com os espaços administrados por meio de concessão, o número de visitantes seja de mais de 70 mil pessoas.

 
Imprimir