Imprimir

Notícias / Política MT

Antônio Joaquim diz que TCE sofreu 'ataques de mísseis' e destaca que volta de conselheiros foi 'triunfal'

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Antonio Joaquim, aproveitou seu discurso na cerimônia de posse da nova mesa diretora do órgão para falar do retorno dos integrantes que haviam sido afastados em 2017. Eles retornaram à Corte três anos depois, em 2021.

Leia também
'Existem outras iniciativas dessa mesma natureza no Brasil', diz Mauren sobre validade do Transporte Zero


Além de Antonio Joaquim, em 2017 foram afastados Valter Albano, Sérgio Ricardo, Valdir Teis e José Carlos Novelli, durante a Operação Malebolge, 12ª fase da Operação Ararath, da Polícia Federal..

Segundo Joaquim, os cinco conselheiros sofreram um "ataque de míssil e foram abatidos em pleno voo de cruzeiro”, ao qual chamou de uma ofensiva juridicamente e politicamente violenta.  

“Nós, sem dúvidas, somos um dos melhores, não quero dizer que somos o único, mas somos um dos melhores [Tribunais do Brasil]. E nós já éramos e sofremos um ataque de mísseis, fomos abatidos em pleno voo de cruzeiro. E esse nível era tão bom, a equipe era tão boa, que mesmo com esse desfalque violento, juridicamente violento e politicamente violento, o Tribunal sobreviveu”, disse.

“Isso é fruto das raízes que estavam fincadas. É fruto da competência dos nossos servidores, não só da competência do comprometimento, da cumplicidade com a instituição”. 

Ainda em sua fala,  ele destacou que o retorno à Corte aconteceu de forma triunfal, tendo sido reconhecida pelo Brasil.  “Esse retorno foi fantástico. Nós retornamos com um espírito ainda maior de confraternização e de comprometimento para a instituição. O Brasil inteiro reconhece a nossa volta como uma volta triunfal. Uma volta de preenchimento total daquele momento de crise, de injustiça”, apontou. 

 Ele finalizou sua fala parabenizando o novo presidente da Corte, o conselheiro Sérgio Ricardo, e afirmou que estará comprometido em contribuir com a sua gestão para fortalecer a instituição Tribunal de Contas. 

Nova diretoria

Conselheiro Sérgio Ricardo foi eleito presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso para o biênio 2024/2025. Durante a sessão ordinária desta terça-feira, também foram escolhidos como vice-presidente e corregedor-geral do órgão os conselheiros Guilherme Antonio Maluf e José Carlos Novelli, respectivamente.
Imprimir